Mato Grosso do Sul está em alerta de tempestade e risco de alagamentos

Previsão do Inmet emite atenção para chuva forte e ventos de 100 km/h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Chuva em Campo Grande (Foto: Ilustrativa/Henrique Arakaki, Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestade em todos os municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (30). A previsão é de chuva forte, com ventos entre 60 e 100 km/h.

Conforme o aviso laranja, que indica perigo, o volume de chuva varia entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de queda de granizo. O alerta é válido das 9h45 desta manhã até 10h de terça-feira (31).

A condição com o grau de severidade é de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A recomendação é que moradores não se abriguem debaixo de árvores, pelo risco de queda de galhos e descarga elétrica, desliguem aparelhos elétricos. Em casos de emergência ou dúvida, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Chuva de 100 mm

O último domingo (29) foi marcado por fortes rajadas de ventos e grande volume de chuvas em alguns municípios sul-mato-grossenses, especialmente da região sul.

De acordo com levantamento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas em Ponta Porã foi de 101,2 mm, com ventos de 69,1 km/h. Itaquiraí, no mesmo período, registrou rajadas de 81,4 km/h.

Costa Rica fica em segundo lugar no acumulado de chuvas, com 62,2 mm, seguido por Santa Rita do Pardo com 31,4 mm e Bataguassu com 26,6 mm. Campo Grande registrou 4 mm até às 8h10 desta segunda-feira (30).

Conteúdos relacionados