Iagro libera Parque do Peão após vistoriar 200 animais e novas datas de competição são definidas

Equipes da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estiveram no Parque do Peão e vistoriaram pouco mais de 200 animais, liberando o local para eventos, competições e festividades

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Etapa do CLC no Parque do Peão. (Fundesporte/Divulgação)

O CLC (Circuito Laço Comprido), após ser interditado por conta de um caso de mormo nas proximidades e ter competição cancelada, definiu as novas datas da etapa nacional. A 5ª etapa será nos dias 28, 29 e 30 de julho e a etapa nacional CLC será de 28 agosto a 10 de setembro.

No dia 13 de julho, equipes da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estiveram no Parque do Peão e vistoriaram pouco mais de 200 animais, liberando o local para eventos, competições e festividades.

Com shows cancelados, a organização pensou em novas atrações e agora promove a Vila Country Gourmet, que é uma “praça de alimentação” personalizada.

“É um grande alívio termos nossa área liberada para a volta das competições. Ao mesmo tempo que ainda estamos contabilizando os prejuízos, já estamos refazendo nosso calendário”, comentou o diretor do CLC, Abeldes Silva Rocha Junior.

A partir das novas regras, a Iagro realizou a análise dos animais que estavam na área interditada, constatando que nenhum deles apresentava sinais da zoonose.

Nova portaria do Mapa

Após caso de mormo e competição cancelada, Iagro vai ao Parque do Peão e vistoria 'cavalo a cavalo'
Égua Capitu, que teve diagnóstico de mormo. (Abeldes Júnior/Arquivo Pessoal)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou, recentemente, a Portaria nº 593, que estabelece as novas diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, trazendo modificações e revogando artigos da Instrução Normativa nº 06/2018, com o objetivo de reduzir a ocorrência de falsos positivos nos protocolos de diagnóstico.

Neste caso, as novas diretrizes ajustam a definição dos casos de mormo de acordo com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal). Desta forma, não será mais necessária a realização de testagem de animais assintomáticos que estiverem em trânsito para participação em eventos como leilões, provas hípicas e cavalgadas em viagens interestaduais.

Conteúdos relacionados