Em visita a MS, Eloy Terena debate ressocialização e soberania alimentar dos povos indígenas
Secretário do Ministério dos Povos Indígenas cumpre agenda no Estado entre os dias 29 a 2 de agosto
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em agenda em Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, irá conduzir uma série de encontros estratégicos relacionados às demandas indígenas no Estado. A visita ocorre entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.
Entre os assuntos que serão abordados estão ações voltadas à ressocialização de presos indígenas, projetos de agroecologia e soberania alimentar, além do tratamento de questões territoriais e de gestão ambiental.
Confira a agenda:
No sábado (29), o secretário visitará a comunidade da Terra Indígena Cachoeirinha para tratar da construção do PGTA (Plano de Gestão Territorial e Ambiental) da TI Cachoeirinha.
Visando a participação dos povos indígenas, o encontro será realizado no Centro Comunitário da Aldeia Cachoeirinha, no Município de Miranda, às 9 horas. No local será debatida a implementação da política nacional de gestão territorial e ambiental de terras indígenas em MS, ainda no segundo semestre de 2023.
Ainda no sábado, Eloy Terena cumpre agenda na Aldeia Imbirussu, na Terra Indígena de Taunay, em Aquidauana, onde fica até domingo (30).
Na próxima segunda-feira (31), a agenda prevê encontros com autoridades em Dourados. Em parceria com o Ministério da Justiça, o MPI planeja a implantação de um projeto pioneiro de ressocialização de presos indígenas na região de Dourados.
Em Campo Grande, o secretário se reúne com autoridades e docentes das Universidades Federal e Estadual do Mato Grosso. Na ocasião, será instaurado um grupo de trabalho que abordará a situação do povo Kinikinau.
Também será discutida a implantação de cursos de direito intercultural e agroecologia indígena em Aquidauana, com foco nos povos do pantanal.
Na terça-feira (1), os compromissos serão com representantes da Sejusp (Secretaria de Segurança) e Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.
Na comitiva ministerial, liderada pelo secretário-executivo, estarão presentes o coordenador-geral de Promoção ao Bem-Viver Indígena, Leosmar Terena; o assessor do gabinete da ministra Gasparini Kaingang; e o diretor de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários, Marcos Kaingang.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.