Com a ameaça de por ataque hacker, a (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) informou que vai retirar do ar portais da instituição.

O perfil do hacker da Anonymous cobra uma “resposta definitiva” da Fapec após os problemas registrados nas provas de vestibulares da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e (Universidade Estadual do MS).

Conforme nota enviada ao Jornal Midiamax, a Fapec diz que “repudia qualquer tipo de ameaça ou chantagem e informa que está tomando todas as medidas cabíveis”.

“Visando preservar os dados das pessoas cadastradas em nossos sistemas, a instituição decidiu retirar do ar temporariamente os portais citados pelo perfil a fim de se precaver de possíveis ataques cibernéticos”, traz o texto.

‘Exposed’

A mesma conta que reivindicou o ataque hacker ao site da Fapec, na terça-feira (5), fez uma nova ameaça à instituição nesta quarta-feira (6). Alunos e professores de cursinho pré-vestibular levantaram as hashtags #MudaFapec e #ForaFapec nas redes sociais, nesta semana, pedindo providências sobre problemas nas avaliações, como a falta de revisão e gabaritos incompatíveis com o conteúdo. 

Desta vez, a conta no X (antigo Twitter) estabeleceu o prazo até às 18h, desta quarta-feira, para que a Fapec apresente uma “nota transparente e com normas de resolução do problema”. 

A mensagem escrita pelo usuário Low Profile, hacker que seria da “Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous”, promete expandir o ataque cibernético com a ameaça de vazar dados pessoais dos administradores da instituição.