Mato Grosso do Sul teve os 79 municípios incluídos em alerta de baixa umidade do ar, emitido nesta segunda-feira (6) pelo (Instituto Nacional de Meteorologia). Durante a tarde e a noite de hoje, o clima seco ficará em níveis desérticos e prejudiciais à saúde. 

Segundo o Instituto, a umidade no Estado deve variar entre 20% e 30%. A recomendação é para que moradores redobrem a atenção com ingestão de água, evitem desgaste físico nas horas mais secas e ao sol nos momentos mais quentes do dia. A Defesa Civil (telefone 199) e (telefone 193) estarão em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao tempo.

Nas últimas 24 horas, o Estado voltou a ser destaque nacional e, das 20 cidades com clima mais seco do Brasil, 13 eram sul-mato-grossenses. Conforme análise divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor umidade foi registrada em Coxim, que apresentou índice de umidade de apenas 13%. O município ficou em quarto lugar no ranking nacional. 

lista inclui ainda Amambai (14%), (14%), Porto Murtinho (14%), (15%), Jardim (15%), Distrito de Nhumrim (15%), São Gabriel do Oeste (15%), Miranda (16%), (16%), Corumbá (17%), Maracaju (17%) e Rio Brilhante (17%). 

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o calor e tempo seco devem permanecer sob o Estado pelos próximos dias, com temperaturas que podem atingir até 42°C.