Temendo tragédia, moradores de área rural de Campo Grande pedem fim de estande de tiros
Na região dos Sítios Santa Maria existem 54 chácaras com 250 moradores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os moradores dos Sítios Santa Maria encaminharam, no último dia 17 de dezembro de 2021, um ofício à 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, pedindo a desativação de dois estandes de tiros que ficam localizados na região. As pessoas que moram no local temem por uma tragédia devido ao risco de balas perdidas.
Conforme o documento, durante a 31ª Sessão Ordinária do Conselho Gestor da APA do Lajeado, realizada na mesma data do envio do ofício, muitos moradores pontuaram as demandas, que em sua maioria envolviam os locais onde praticantes de tiro usam armas. Na região, segundo o documento, existem um clube de tiro pronto e outro que está sendo construído. O questionamento é quais os critérios usados para a instalação de estandes, se são regularizados.
“Estandes de tiro ao ar livre, ‘outdoor’, geralmente são encontrados longe de áreas povoadas devido a preocupações com segurança, poluição sonora e contaminação do solo. O que em nosso caso vai frontalmente contra aos objetivos da APA”, diz trecho do ofício.
O presidente da associação dos moradores, Eduardo de Oliveira Carvalho, detalhou ao Jornal Midiamax que a região tem 250 moradores, com 54 chácaras habitadas, além da movimentação do Aeroporto Santa Maria.
“São três clubes de tiro na nossa região, um já em atividade há mais ou menos 1 ano, que está a 200 metros da área de preservação ambiental; um que vai inaugurar no sábado (15); e outro em construção — estes dois na área de preservação ambiental aqui na nossa região. A nossa preocupação é com a preservação do meio ambiente, pois estamos em uma área de preservação com os moradores, há poluição sonora, poluição do solo e os danos para nossa fauna”, disse.
Clube de tiros se defende
Em resposta enviada ao Jornal Midiamax, o dono do clube de tiros que está em funcionamento e é citado no ofício, Christian Ferreira Mendonça, o estande possui todas as licenças e autorizações de funcionamento exigidas pela legislação brasileira. “Referidas autorizações foram concedidas após fiscalização por parte do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Campo Grande, Órgãos competentes que cuidam desse assunto”.
Sobre a possibilidade de uma falalidade com “bala perdida”, Christian alega que as pistas de tiro possuem taludes de proteção de mais de 10m de altura, o dobro do que é exigido pela fiscalização, fato que não ofereceria risco aos moradpres. “E mais, nosso estande está situado em região que não possui vizinhança lindeira”.
O proprietário ainda destaca que o clube atualmente é local de treinamento de praticamente todas as forças de segurança do Estado do Mato Grosso do Sul (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e AGEPEN), as quais utilizam o estande semanalmente para fins de aprimoramento e aperfeiçoamento de seus policiais.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Provas de processo seletivo para estagiários e residentes do MPMS acontecem no domingo
Candidatos podem consultar os locais de prova no site oficial da Fapec
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.