Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, quase 1,5 mil pessoas que agendaram testes não compareceram: ‘comportamento individualista’

Percentual de abstinência está acima dos 16% no Estado, índice considerado muito alto
Arquivo -
Testagem será gratuita.
Testagem será gratuita.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) diz que quase 1,5 mil pessoas agendaram o teste rápido de Covid e não compareceram, nos últimos nove dias, em Mato Grosso do Sul. Ao Jornal Midiamax o assessor militar da instituição, coronel Marcello Fraiha, disse que este é um “comportamento individualista” e que prejudica toda a coletividade. 

“O percentual de pessoas que marcam e não comparecem (absenteísmo), está muito alto 16,40%. Ou seja, de 8.999 pessoas que fizeram seus agendamentos, no período de 15 a 23 de janeiro, 1.476 deixaram de ir, tirando assim, a possibilidade de outras pessoas que realmente necessitavam fazer o exame”, afirmou Fraiha. 

Com esta atitude, muitas outras pessoas tentaram marcar o agendamento e não conseguiram. “É uma questão de conscientização por parte de uma parcela da população. Precisamos difundir, por meio das mídias, que o Estado tem feito o seu papel e que tal comportamento prejudica toda a coletividade. Isso traz muito prejuízo para os demais que realmente necessitam do teste”, comentou. 

Teste rápido antígeno para

O Teste Rápido Antígeno para Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sinais ou sintomas da Covid-19, pessoas assintomáticas que tiveram contato com um caso positivo e pessoas com viagem marcada para o exterior. É indicado para adultos sem limite de idade e crianças a partir de 12 anos — para os menores de 12 anos, a indicação é que seja realizado em uma unidade de saúde do seu município.

A amostra é coletada através de 01 swab (cotonete) nasal (nariz).

Locais de coleta:

– Estacionamento da CASSEMS – R. Antônio Maria Coelho, nº 6065.

– Bombeiro – Av Presidente Vargas, nº 1167.

Três Lagoas – Bombeiro – Av Filinto Muller, nº 3.300.

A realização do Teste Rápido Antígeno é indicada, preferencialmente, até o 7º dia do início dos sintomas, que são a febre, tosse, cansaço, dor de cabeça e dor de garganta.

Conduta ao chegar no drive:

  • Somente será permitido acesso de VEÍCULO automotor DE 4 RODAS (motocicletas e pedestres não terão acesso permitido).
  • Acessar o drive com janelas fechadas e documento de identificação no para-brisa do carro.
  • Seguir todas as orientações dos colaboradores do drive.

Resultados: Após realizar a sua coleta no local agendado, o resultado será emitido no mesmo dia e disponibilizado pelas seguintes formas: SMS  (celular cadastrado no momento do agendamento); e-mail (endereço cadastrado no momento do agendamento); no link  https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19 de posse do CPF e CÓDIGO DE AGENDAMENTO recebido no momento do agendamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros