Previsão é de ceia natalina ‘debaixo de chuva’ em MS, aponta Cemtec

Tempo segue firme até sexta-feira (23) e começa a ficar instável a partir de sábado, na véspera de Natal, em grande parte de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Chuva chuvas - Henrique Arakaki (5)
Imagem ilustrativa. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Se você tem planos para celebrar o Natal em grande estilo, comece a se preparar porque a previsão do tempo é de ceia ‘debaixo de chuva’ no próximo domingo (25).

Segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), tempo segue firme e temperaturas em gradativa elevação até sexta-feira (23). As instabilidade, então, iniciam a partir de sábado (24) até o dia 27. Nesse período, há possibilidade de chuvas e tempestades na maior parte do Estado.

Confira detalhes de como ficará a previsão e prepara-se para sua festa não ir ‘água abaixo’.

Tempo firme até sexta-feira

A previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23). Portanto, as temperaturas devem aumentar gradativamente ao longo do dia. Na região sul, por exemplo, são previstas temperaturas mínimas entre 19/20°C e máximas de até 33°C.

Já na região norte, mínimas entre 20/25°C e máximas de até 36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 20/21°C e máximas de até 33°C. Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante leste.

Véspera de Natal

O cenário não se modifica muito no estado até o período da tarde de sábado (24), quando o tempo começa a mudar logo na véspera de feriado.

Nas regiões sudoeste, pantaneira e sul-fronteira há probabilidade para chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento a partir deste período.

Conforme informado pelo Cemtec, essas instabilidades ocorrem devido ao deslocamento de cavados, aliado a aproximação de uma frente fria e aquecimento diurno. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de nuvens e chuvas no estado.

Como a maioria das pessoas tendem a realizar a comemoração Natalina no período da noite do dia 24, ressalta-se a importância de escolher um local coberto para a realização da festa, bem como a celebração da ceia.

Previsão do tempo no Natal

Por fim, a previsão do tempo para o Natal, no próximo domingo (25), é de chuva em praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões centro-norte, sul, sudoeste e oeste do Estado. Assim, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Há também previsão de temperaturas mínimas entre 19/21°C e máximas de até 33°C para a região sul. Na região norte do estado, esperam-se mínimas entre 21/25°C e máximas de 36°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22/23°C e máximas de até 33°C. Em grande parte do estado, os ventos atuam de nordeste/leste, com rajadas de vento que, pontualmente, podem ultrapassar 60 km/h.

Previsão do tempo no Natal
Previsão do tempo no Natal em MS (Foto: Divulgação/Cemtec)

Chuvas continuam

Ainda segundo o Cemtec, a previsão é que as chuvas continuem em alguns locais na segunda-feira (26) e terça-feira (27). Portanto, precipitações de intensidade fraca a pontualmente moderada e tempestades isoladas devem atingir as regiões centro-sul e norte/nordeste.

São esperadas temperaturas mínimas entre 20/23°C e máximas de até 33°C nas regiões sul e leste do estado. Já na região norte, espera-se mínimas entre 21/23°C e máximas de até 34°C. Na capital, espera-se temperatura mínima de 22°C e máxima de até 31°C.

Ano Novo também pode ser ‘embaixo de chuva’

O centro meteorológico ainda prevê chuvas até 6 de janeiro de 2023, portanto, o Ano Novo também pode registrar precipitações no Estado.

Neste período,são esperados acumulados de chuvas de 150 mm nas regiões centro-sul e leste/sudeste do estado. Enquanto que nas regiões oeste e nordeste do estado, os acumulados de chuvas não passam dos 100 mm.

O Cemtec faz acompanhamento da previsão semanalmente e tempo está sujeito a mudanças e incertezas.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados