Passado o outubro rosa, é hora de voltar olhares para a saúde do homem. Na segunda-feira (07) o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão lança a campanha preventiva do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata.

O “Novembro Azul” terá ações gratuitas no hospital.  Serão realizados exames PSA (sangue) em homens na faixa dos 50 aos 75 anos. Os interessados poderão ir ao hospital a partir do dia 8 de novembro prontos para a coleta, que exige jejum de 4 horas, sem ter relação sexual por 72h e sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 5h. Os resultados poderão ser retirados em 15 dias úteis. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A previsão é de 65.840 novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.240 casos novos desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.