Monitoramento encontra sinais de novos ninhos de araras no Parque dos Poderes
Monitoramento será intensificado nos meses de reprodução das araras
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe do Instituto Arara Azul realizou o monitoramento de aproximadamente 30 cavidades na avenida Doutor Fadel Tajher Iunes, na região do Parque dos Poderes, em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (23). Foram encontrados indícios de exploração das aves em árvores para a construção de ninhos, mas sem a presença de ovos ou filhotes por enquanto.
Conforme a colaboradora do instituto, bióloga e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Larissa Tinoco, de 31 anos, o objetivo da ação é realizar o monitoramento das aves e verificar a possível ocupação das cavidades, pelas araras ou maracanãs-de-cara-amarela.
“Foram checadas cerca de 30 cavidades. Tem indícios de exploração das aves, elas estão no período de reforma das cavidades, mas nenhuma está com ovos ou filhotes. Estamos em maio, elas estão se preparando para o período reprodutivo que inicia em agosto”, disse ela.
A bióloga explica que o trabalho do instituto será intensificado entre agosto e dezembro. Em caso de avistamento de ninhos, orientações ou possíveis problemas com as aves, a população pode entrar em contato pelo telefone: 3222-1205.
O instituto
A presidente do Instituto Arara Azul de Mato Grosso do Sul e coordenadora de pesquisa do Projeto Aves Urbanas Araras na Cidade, Neiva Guedes, de 60 anos, explica que, entre 2010 e 2021, mais de 350 ninhos foram cadastrados pelo projeto. Além disso, o Instituto Arara Azul já monitorou mais de 660 casais de araras. Desde então, já nasceram mais de 1300 filhotes em Campo Grande.
Chamando atenção na Júlio de Castilho
Na esquina da rua Oviêdo com a Avenida Júlio de Castilho, um ninho de Araras-Canindé tem chamado a atenção de quem passa. Naquele local, ver de motoristas a pedestres pararem para tirar fotos tornou-se cena comum e revelam, também, apego do campo-grandense com a adaptação da espécie de aves ao ambiente urbano.
“É bem interessante, uma coisa nova na região e chama bastante atenção dos moradores. Toda hora para alguém de moto ou de carro para tirar foto. Elas acabam alegrando a vida de muitos”, disse o consultor de vendas Venâncio Barreto, de 27 anos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
- VÍDEO: Em menos de uma hora, chuva alaga rua do Jardim Canguru e causa transtorno a moradores
- Mãe de bebê que chegou morta a hospital deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira em MS
Últimas Notícias
Homem é assassinado com tijolada pela companheira após tentar matá-la em Campo Grande
Homem teria tentado matar a companheira com uma pá durante briga em casa
Fernanda Torres faz apelo ao Brasil após desabafo de rival do Oscar: ‘Ódio’
Fernanda Torres precisou parar os compromissos para fazer um apelo aos brasileiros a respeito de uma de suas rivais no Oscar
Apesar de poda, árvore gigante ainda interdita faixa da Ernesto Geisel
Sisep prevê retirada dos galhos e troncos na próxima segunda-feira (27)
Bêbado, mecânico capota carro de empresa durante fuga da polícia no Jardim Noroeste
Rapaz alegou que o dono da empresa teria deixado o veículo com ele para fazer um serviço
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.