Monitoramento encontra sinais de novos ninhos de araras no Parque dos Poderes
Monitoramento será intensificado nos meses de reprodução das araras
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe do Instituto Arara Azul realizou o monitoramento de aproximadamente 30 cavidades na avenida Doutor Fadel Tajher Iunes, na região do Parque dos Poderes, em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (23). Foram encontrados indícios de exploração das aves em árvores para a construção de ninhos, mas sem a presença de ovos ou filhotes por enquanto.
Conforme a colaboradora do instituto, bióloga e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Larissa Tinoco, de 31 anos, o objetivo da ação é realizar o monitoramento das aves e verificar a possível ocupação das cavidades, pelas araras ou maracanãs-de-cara-amarela.
“Foram checadas cerca de 30 cavidades. Tem indícios de exploração das aves, elas estão no período de reforma das cavidades, mas nenhuma está com ovos ou filhotes. Estamos em maio, elas estão se preparando para o período reprodutivo que inicia em agosto”, disse ela.
A bióloga explica que o trabalho do instituto será intensificado entre agosto e dezembro. Em caso de avistamento de ninhos, orientações ou possíveis problemas com as aves, a população pode entrar em contato pelo telefone: 3222-1205.
O instituto
A presidente do Instituto Arara Azul de Mato Grosso do Sul e coordenadora de pesquisa do Projeto Aves Urbanas Araras na Cidade, Neiva Guedes, de 60 anos, explica que, entre 2010 e 2021, mais de 350 ninhos foram cadastrados pelo projeto. Além disso, o Instituto Arara Azul já monitorou mais de 660 casais de araras. Desde então, já nasceram mais de 1300 filhotes em Campo Grande.
Chamando atenção na Júlio de Castilho
Na esquina da rua Oviêdo com a Avenida Júlio de Castilho, um ninho de Araras-Canindé tem chamado a atenção de quem passa. Naquele local, ver de motoristas a pedestres pararem para tirar fotos tornou-se cena comum e revelam, também, apego do campo-grandense com a adaptação da espécie de aves ao ambiente urbano.
“É bem interessante, uma coisa nova na região e chama bastante atenção dos moradores. Toda hora para alguém de moto ou de carro para tirar foto. Elas acabam alegrando a vida de muitos”, disse o consultor de vendas Venâncio Barreto, de 27 anos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Vítima fatal de acidente em Dourados teve cartão de crédito usado após morte
Caso é investigado pela Polícia Civil depois de denúncia de familiares
Música inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito abandonado
Ex-policia encontrou 12 canções inéditas de Michael Jackson gravadas em fita e esquecidas em um depósito abandonado; saiba detalhes
Mulher denuncia colega de trabalho por mostrar órgão genital em fazenda de Rio Brilhante
Ela procurou a delegacia onde registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva. O caso foi registrado como importunação sexual, e segue em investigação.
‘Legado inesquecível’: políticos lamentam latrocínio contra professor universitário de Campo Grande
Ex-superintendente de cultura, Roberto Figueiredo foi encontrado morto em casa na madrugada desta sexta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.