O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) de Mato Grosso do Sul multou a agência bancária da , localizada na Rua 13 de maio, por demora no atendimento de clientes, nesta sexta-feira (20). Segundo a superintendência, uma cliente da fila preferencial do banco chegou a esperar 2h e 20 minutos por atendimento.

Conforme o Procon, o tempo de espera por atendimento estabelecido por lei é de 15 minutos, mas na agência, as pessoas que necessitaram dos serviços de organização do crédito se encontraram insatisfeitas com a demora no atendimento até mesmo em dias comuns.

Equipes da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e Trabalho) verificaram que a demora por atendimento de algumas pessoas foi maior que o previsto na lei. Uma delas foi uma cliente da fila preferencial que recebeu a senha às 11h48 e foi atendida às 14h08, o que totaliza uma espera de 2h e 20 minutos. De acordo com o Procon, várias pessoas que chegaram após ela no local foram atendidas primeiro. Outros casos com demora superior à 1h no atendimento também foram encontrados.

Segundo o Procon, um dos funcionários, mesmo diante da fiscalização, comentou que “esperar uma hora ou duas é pouco quando comparado a outros dias de trabalho”. Além disso, a agência está funcionando das 9h às 14h, sem um aviso ou sinalização do fato para os clientes. Dessa forma, os seguranças da agência “travam” as portas giratórias com cadeiras de modo para que as pessoas não entrem antes do horário.

Em nota, a Caixa informa que está realizando ações sistêmicas para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Uma das ações, foi ampliar o número de empregados e colaboradores para fortalecer a sua rede de atendimento.

“A agência Centro, em /MS, funciona das 9h às 14h, sendo que 30 minutos antes da abertura é iniciada a recepção qualificada, o atendimento aos clientes preferenciais e a entrega das senhas. A alteração do horário faz parte das ações de melhoria do atendimento ao público na região, em especial atendimento social, sendo uma iniciativa exclusiva da CAIXA. Todos os que chegam durante o horário de funcionamento recebem senhas que garantem o atendimento no mesmo dia.

A agência Centro também recebeu quatro novos empregados nos últimos meses para fortalecer o atendimento aos seus clientes.

A CAIXA exerce papel estratégico como agente pagador de benefícios sociais e operador das políticas sociais do Governo Federal. O banco está realizando o pagamento do Auxílio Brasil e do Abono Salarial para milhões de beneficiários.

Já o saque extraordinário do FGTS tem calendário estabelecido de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores. O crédito será efetuado exclusivamente na conta Poupança Social Digital, que será aberta automaticamente pelo banco, sem a necessidade de comparecimento às agências.

Para maior comodidade dos clientes, seguem abaixo endereços das Lotéricas CAIXA próximas à Agência Centro:

▪️Lotérica 13 de Maio – Rua 13 de Maio, 3.030 – Centro

▪️Lotérica Sorte Grande – Rua Cândido Mariano, 1487 – Centro

▪️Lotérica Ferradura da Sorte – Rua Rui Barbosa, 2.938 – Centro

▪️Lotérica Praça da Sorte – Rua 13 de Maio, 2334 – Centro

O banco disponibiliza também atendimento por meio do Internet Banking CAIXA, do CAIXA (0800 104 0104), e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).

Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA, nos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). O beneficiário do Auxílio Brasil poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111″.