Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacinação pode evitar que crianças de 5 a 11 anos sejam vetores de covid em MS na volta às aulas

Rede Municipal prevê retorno totalmente presencial em fevereiro de 2022 em Campo Grande
Arquivo -
"Elas poderiam levar a covid para os idosos em casa"
"Elas poderiam levar a covid para os idosos em casa"

As aulas totalmente presenciais na rede estadual de já voltaram, mas o retorno às escolas municipais tem preocupado pais em . A cautela vem do fato de que o público-alvo na Reme (Rede Municipal de Ensino) é de crianças menores, que estão no ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Enquanto na rede estadual, o público-alvo é de adolescentes, que já foram contemplados pelo calendário de vacinação contra covid.

Nesta semana, a Pfizer anunciou que entrará com pedido de autorização na (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a vacina seja aplicada em crianças. O objetivo é vacinar crianças com idade entre 5 e 11 anos. “A submissão do pedido junto à Anvisa para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longo do mês de novembro”, informou.

A imunização das crianças também tem sido uma das reivindicações do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. O secretário aponta que o Estado aguarda somente a sinalização do Ministério da Saúde. “Esperamos que o Ministério da Saúde defina a faixa etária que vamos iniciar a imunização, nós temos vacina. Vai ser nas crianças, mas que idade? De 5 a 11 anos? Precisamos que o Ministério defina claramente”, disse.

A vacinação das crianças pode significar tranquilidade para os pais, com a volta às aulas 100% presenciais na rede municipal em 2022. “Para o ano que vem está tudo organizado para começar em fevereiro 100% integral”, disse o prefeito (PSD).

O infectologista Rodrigo Nascimento Coelho explica que, sem vacina, as crianças pequenas poderiam se tornar os principais vetores do vírus na pandemia. Elas poderiam levar a covid para os idosos em casa, que têm baixa de anticorpos, mesmo vacinados. Entretanto, o especialista pede cautela. 

“Temos que analisar muito bem a segurança desta vacina para as crianças. Mas, uma vez comprovada a segurança da vacina para crianças, elas devem ser indicadas para todo mundo”, ressalta. 

“Temos que analisar muito bem a segurança desta vacina para as crianças”, diz médico infectologista. (Foto Ilustrativa: Henrique Arakaki)

 

Fim da pandemia é possível sem vacinar crianças? 

Enquanto a vacina para os menores de 12 anos não é liberada, a pergunta que não quer calar é: como chegaremos ao fim da pandemia? Afinal, é possível o fim da pandemia sem vacinar as crianças? A pergunta é difícil de ser respondida. Por ser uma doença ainda considerada recente, tudo ainda é incerto. O infectologista Rodrigo aponta que é preciso que todos que estão inclusos no calendário garantam a imunização. 

“É possível falar do fim da pandemia sem vacinação das crianças, uma vez que o vírus tenha diminuído bastante a sua circulação. Com a  vacinação do público mais suscetível a complicações, a tendência é diminuir muito ou acabar por completo a pandemia. Mas, a vacina sendo segura para crianças, isso intensifica o objetivo de acabar com a pandemia”, conclui. 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Últimas Notícias

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem

Transparência

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Primeiro aditivo a contrato para fornecimento de estrutura a eventos prevê aumento no quantitativo de itens