Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas estaduais de MS retomam aulas 100% presenciais e sem limite de ocupação na segunda-feira

Com vacinação dos adolescentes ‘patinando’, SED fará busca ativa a alunos que ainda não procuraram imunização
Arquivo -
Aulas remotas deixam de existir e ensino será totalmente presencial no Estado.
Aulas remotas deixam de existir e ensino será totalmente presencial no Estado.

Depois de mais de 500 dias com ensino remoto ou híbrido, as escolas estaduais retomam as aulas totalmente presenciais em Mato Grosso do Sul. É o fim do ensino em casa e agora todos os alunos terão que voltar às escolas a partir da segunda-feira (4). Além disso, as salas de aula não terão mais a restrição na ocupação conforme a bandeira do (Programa de Saúde e Segurança da Economia). 

O anúncio sobre a volta às aulas foi feito durante a live do Prosseguir na manhã desta quarta-feira (29). O presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, explicou que o assunto foi muito debatido e a volta às aulas presenciais foi possível por conta da redução na taxa de contágio e o alto índice de vacinação no Estado. “É o que a gente esperava, vamos trabalhar a partir de segunda-feira com lotação normal, independente do grau de risco do município”. 

O secretário adjunto da SED (Secretaria de Estado de Educação), Edio Antônio Resende de Castro, afirma que a volta às aulas presenciais sem limite de ocupação nas salas de aula foi uma decisão unânime durante reunião do Prosseguir. Com isso, os estudantes das escolas estaduais vão começar o quarto bimestre com aulas normais na segunda-feira (4). 

Castro reforçou que a decisão da volta às aulas foi possível devido ao alto índice de cobertura vacinal entre adultos e adolescentes. Ele reforçou que o retorno era necessário, pensando também em alunos que sofrem violência em casa ou que precisam da merenda para se alimentarem. “Era necessário voltar o mais urgente possível”, frisou. 

Agora, o trabalho será feito para ajudar os alunos a recuperar o ritmo nos estudos. “As perdas são grandes, talvez demore 10 anos para recuperar a perda desses 503 dias. Temos planos de retomada, recuperação para que possam estar no nível que deveriam estar”, disse o secretário adjunto. 

E o distanciamento, como fica?

O secretário adjunto afirma que as salas de aula da rede estadual atendem, em média, entre 27 e 28 alunos. “Não vamos ter problema de distanciamento, vai ser cumprido”. As outras medidas de biossegurança também continuam, como disponibilidade de álcool em gel e medição da temperatura dos alunos na entrada das escolas. 

Quem não comparecer, leva falta? 

Com a volta das aulas presenciais, os alunos que não comparecerem às escolas ainda não levarão falta em um primeiro momento. Castro afirma que os educadores devem identificar o motivo da falta do estudante e atuar para ajudar no problema.

“Foi por que o pai não deixou vir? Foi por que está trabalhando para ajudar na renda? Eu peço que o gestor escolar entenda, que não coloque falta no primeiro momento”. 

Vacinação dos adolescentes ‘patina’ e SED vai ajudar

[Colocar ALT]
Conforme Vacinômetro, 63% dos adolescentes foram vacinados. (Foto: Marcos Ermínio)

Ainda nesta semana, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, citou que a vacinação dos adolescentes não tem sido como o esperado. “Estamos vendo uma baixa procura da vacina nos adolescentes. Estamos patinando, precisamos chegar a 90% dos adolescentes”, comentou na segunda-feira (27). 

Como o público-alvo da rede estadual de ensino é de adolescentes, a SED deve auxiliar para atingir uma cobertura vacinal maior. “Com o retorno, fazer a busca ativa, auxiliar a SES para saber por que não tomaram a vacina. Foi falta de informação, mora na área rural? Podemos fazer a busca ativa e ajudar, tem vacina sobrando”, explicou o secretário adjunto da SED. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Últimas Notícias

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas

Brasil

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Corpo foi encontrado em decomposição

Cotidiano

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

As aulas serão ministradas na Escola Funsat durante o mês de setembro; ainda restam 10 vagas disponíveis