Alta do dólar impacta expectativa do comércio de Pedro Juan Caballero para o final de ano

Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pedro Juan Caballero acredita que comércio se manterá aquecido mesmo com a desvalorização do Real

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ponta Porã
Cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero faz divisa com Ponta Porã-MS (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

O final de 2024 se aproxima com expectativas mistas para o comércio de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia conhecida por sua intensa relação comercial com o Brasil. A alta do dólar, que registrou uma desvalorização significativa do Real em relação à moeda americana, gerou um cenário de cautela, mas também novas oportunidades.

Segundo o o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pedro Juan Caballero, Alejandro Benítez Arañha, o câmbio do real para o dólar em dezembro de 2023 era de R$ 4,95, enquanto em 2024, o valor saltou para 6,22, resultando em uma desvalorização de 25%. Embora isso tenha levado a um aumento no preço dos produtos importados, Arañha acredita que os consumidores brasileiros continuarão a atravessar a fronteira para aproveitar os bons preços dos produtos no Paraguai.

Segundo Benítez Arañha, a alta do dólar tem um impacto direto nos preços, mas como os produtos vendidos no Paraguai também são importados, o Brasil reajustou seus preços de maneira semelhante. “O aumento do dólar reflete em ambos os países. A inflação é um fator importante nesse reajuste, mas mesmo assim, acreditamos que os consumidores brasileiros continuarão comprando no Paraguai, especialmente pela grande diferença de preços em itens importados”, afirmou. Ele também destacou que, apesar da alta da moeda, Pedro Juan Caballero segue sendo um destino atraente devido ao custo mais acessível de eletrônicos, perfumes, vestuário e outros itens populares entre os brasileiros.

Ele afirmou ainda que embora a desvalorização do Real frente ao Dólar seja um desafio, a cidade paraguaia continua recebendo um número significativo de turistas vindos principalmente das principais cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, além de áreas de São Paulo. A proximidade com o Brasil e a oferta de produtos a preços competitivos, principalmente itens como celulares, videogames, eletrônicos, perfumes e roupas, são os principais atrativos para os consumidores brasileiros que buscam realizar compras na cidade fronteiriça.

Limites de compras

Além disso, é importante lembrar que existe um limite de compras mensal no Paraguai de 500 dólares americanos para quem atravessa a fronteira por via terrestre, isento de impostos. Este valor abrange todos os itens adquiridos e deve ser respeitado para evitar a cobrança de impostos adicionais na alfândega brasileira.

Dentre os produtos limitados estão as bebidas alcoólicas, cigarros, perfumes e eletrônicos, que possuem limites quantitativos específicos, como 12 litros de bebidas alcoólicas, 10 maços de cigarros, 10 unidades de perfumes, entre outros.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

cachoeiras
Escola Reme