O Obelisco

Segundo o secretário da (Secretaria Municipal de e Turismo), Max Freitas, a valorização do patrimônio público é importante para o fomento do turismo na Capital. “Entendemos que todos os esforços são importantes quando pensamos em patrimônio. Uma cidade que não cuida de seus monumentos não sabe de sua história”, afirma Freitas.

Este é o quarto monumento a ser revitalizado pela Prefeitura. O próximo, ainda este ano, será O Ninhal, localizado no final da Avenida Afonso , em frente ao Parque das Nações.

O projeto de revitalização segue as leis de tomba como patrimônio histórico do Município de Campo Grande, pela Lei Legislativa n.100, de 9 de setembro de 1975. O processo de revitalização do Obelisco só foi possível por conta de um Termo de Acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, referente a demolição do imóvel localizado na Rua Barão do Rio Branco 1406, inserido na Zona Especial de Interesse Cultural – ZEIC, nos termos da Lei Complementar n. 161/2010.

Obelisco

O monumento tem uma efígie do fundador da cidade, José Antônio Pereira. O Obelisco foi entregue no dia 26 de agosto de 1933, na gestão do Ytrio Corrêa da Costa, com projeto do Engenheiro Newton Cavalcanti, então comandante da Circunscrição Militar.

O monumento é localizado em uma das principais avenidas da Capital, na Afonso Pena, na altura da Rua José Antônio.