A última ação itinerante da (Fundação Social do Trabalho) do ano acontece na tarde desta sexta-feira (17), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, e tem atraído jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. A feira acontece até às 16h.

O jovem Douglas Martinez, de 21 anos, foi com a mãe, Rosemeire de Souza Martinez, de 55, procurar pelo primeiro emprego. “Eu vi no jornal e na hora que falou das vagas de emprego fui o primeiro a querer vir. Preciso ajudar em casa, qualquer vaga já serve”, disse ele ao Jornal Midiamax

Rosemeire contou que Douglas perdeu o pai no começo deste ano e desde então a situação da família se complicou. “Eu perdi o meu e pai dele em janeiro de 2021. Ele teve uma parada cardíaca. As coisas não estão fáceis, preciso da ajuda dele [de Douglas]”, contou ela.

Também pelo noticiário, o pai de Mateus Souza, de 21 anos, viu sobre a ação e avisou o filho. “Meu pai estava assistindo televisão e viu a notícia. Eu estava jogando online e avisei ele”, relatou ele, se referindo ao amigo Saulo Luan, de 21, que estava ao lado e também foi em busca de uma vaga.

“Quero ajudar em casa, está difícil com a inflação subindo a cada dia. E quero ter minha independência financeira. O que vier é lucro”, contou Mateus. Já Saulo busca a reinserção no mercado de trabalho. “Tive que sair do meu antigo emprego para terminar a carteira de habilitação. Vim para conseguir um trabalho e ajudar em casa, qualquer emprego já é um benefício, está difícil achar uma vaga de emprego”, disse ele à reportagem.

Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax

 

Funsat Itinerante

Essa é a 19ª e última edição de 2021 da ação, que percorreu os bairros de Campo Grande levando diversos serviços para a população. Conforme o diretor-presidente da fundação, Luciano Martins, o planejando era que houvessem mais feiras desse tipo neste ano. “Comecei em fevereiro nas e houve a interrupção por conta do aumento de casos de covid-19. A meta era no mínimo 25”, contou.

Em todas as edições da Funsat Itinerante foram feitos mais de 2,6 mil atendimentos entre carteiras de trabalho, seguro desemprego e na junta do serviço militar. Nas ações, a maior procura da população são as vagas. “O foco é o emprego. Somente durante a Funsat Itinerante o grupo pereira empregou 530 pessoas durante esse ano. Hoje são 180 vagas com contratação imediata”, disse Luciano. 

Além de oferecer orientações aos empregadores e empregados, a Funsat Itinerante também disponibiliza qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O candidato que for a procura de uma oportunidade de emprego precisa apresentar os documentos pessoais e carteira de trabalho.