O Fórum de começará a utilizar, a partir da próxima semana, o Sitra (Sistema de Intimação por Telefone). A instalação da unidade de onde serão feitas intimações para as partes dos processos foi instalada nesta semana. A medida, conforme a direção do fórum, é para dar rapidez a intimações urgentes e servirá para alocar os oficiais de Justiça do , em funçao da .

O sistema já é usado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) desde 2003. Também está em funcionamento em seis varas de família e na 3ª Vara de , na Casa da Mulher Brasileira. Nos locais onde foi instalado, há grande fluxo de intimações cumpridas dentro do prazo, apontou a administração do Fórum. Mas, para ser acionado pelo serviço é necessário que partes e advogados estejam com os contatos atualizados. Para fazer a atualização, basta entrar em contato com as varas onde os respectivos processos tramitam. A relação de telefones das varas pode ser conferida clicando aqui.

Quem não for localizado pelo telefone, automaticamente terá seu mandado cumprido de forma presencial. As ligações serão feitas por sete oficiais de Justiça, com duração de dois a cinco minutos, e gravação automática no sistema SAJ (Sistema de Automação do Judiciário). Nessa primeira etapa na Capital, serão distribuídos pela Controladoria de Mandados 276 mandados de audiência. Em relação ao total, os oficiais de Justiça cumpriram 1.707 neste mês de janeiro.