Começa nesta quarta-feira, a reforma no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Gaúcha, no Cophavilla II. O atendimento será remanejado temporariamente para outras unidade de .

Os moradores podem procurar os serviços no Cras do Aero Rancho, localizado na Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas, S/N, o telefone da unidade é o (67) 98412-537700; no Cras São Conrado na Rua Livino Godoy, 777, telefone (67) 3314-4482 (ramal 6080); e Centro de Convivência Jardim Tijuca II, na Rua Piassanguaba, 1145. Atendimento segunda, quarta e sexta-feira, o telefone é o telefone 3314-4482 (ramal 6096). O horário de funcionamento das unidades é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Conforme a superintendente de Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Inês Auxiliadora Mongenot Santana, a reforma deve incluir a o Cras com banheiros adaptados, rampas de acesso e ampliação de espaços e adequação às normas de .

Outra adaptação será ampliar duas salas de convivência, totalizando quatro ambientes para atividades socioeducativas, destinados à crianças e jovens, que antes da pandemia frequentavam a unidade no contra turno escolar. As salas também atendiam os idosos que participavam de atividades voltadas ao fortalecimento da convivência familiar.

Cerca de 130 pessoas são atendidas na unidade e com as novas salas a ampliação deve abrir mais 80 vagas. Por conta da pandemia, as atividades estão acontecendo de forma remota, por meio de vídeos gravados pelos profissionais do Cras e compartilhados em grupos de WhatsApp e redes sociais.

De acordo com a prefeitura, ainda este ano está prevista a reforma do Cras Vida Nova, Guanandi, Zé Pereira e Popular. Cada unidade tem capacidade de atendimento de até 5 mil famílias.