Cenário de guerra: afinal, o que militares brasileiros e americanos treinam em Campo Grande até dia 3?
Exercício conjunto serve de preparação para missões da ONU
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chegada de aeronaves militares em Campo Grande, neste sábado (21), chamou atenção de brasileiros e principalmente dos apaixonados pela aviação. Em um primeiro momento, a imponência do cargueiro da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), o Boeing C-17 Globemaster, atraiu os olhos de muita gente para a Base Aérea da Capital. Mas afinal, o que os militares de vários estados do Brasil e também os americanos farão em Campo Grande?
Chamado de Exercício Conjunto Tápio 2021, o treinamento é realizado no Brasil pelo quarto ano e a edição de 2021 é planejada há meses. Em maio, conferência nacional da FAB (Força Aérea Brasileira) organizou os últimos ajustes para o exercício. A Base Aérea de Campo Grande será a casa de dezenas de militares brasileiros e americanos até o dia 3 de setembro. O quantitativo total de militares não é divulgado.
Além do cargueiro americano, que trouxe consigo dois helicópteros militares dos EUA, o MH-60 Pave Haw, também participarão do treinamento outras 30 aeronaves da FAB e 16 unidades aéreas e de infantaria que saíram de várias bases do Brasil e se concentram em solo campo-grandense.
De acordo com a FAB, o exercício irá preparar os militares simulando cenário de guerra. O objetivo é que as equipes estejam treinadas caso a FAB participe de missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesse tipo de ação, além de promover ajuda humanitária para regiões em crise, a missão também conta com ações para garantia de ordem e paz mundial, soberania, defesa patrimonial e integridade territorial do local atingido.
Mas o que de fato os militares farão na Capital? Sem muitos detalhes operacionais, a Força Aérea explica que os grupos serão expostos em um cenário controlado que simulará uma guerra “não convencional”. Nesses casos, o combate não é de um país contra outro, por exemplo, mas sim contra forças insurgentes ou paralimilitares. Situação semelhante a que ocorre atualmente no Afeganistão após invasão do grupo extremista Talibã.
Entre as atividades desenvolvidas no exercício em conjunto estão missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, entre outras. Todo o exercício, apesar de ocorrer no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, não deve impactar nos voos comerciais operados por aqui.
Quem comanda o treinamento em Campo Grande é o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. Ele detalha que o exercício é considerado fundamental para a capacitação dos militares e da instituição. “Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, explica.
Curiosos
A chegada do cargueiro americano era comentada há dias entre os apaixonados por aviação. Aguardada com expectativa, a vinda da aeronave trouxe a Campo Grande até gente que vive em outros estados, mas que fez questão de esperar por horas na Orla do Aeroporto debaixo do sol quente.
O público contava com famílias e fãs de aeronaves que não perderam a oportunidade do registro. Fabrício Lúcio, viajou por sete horas de Maringá, no Paraná, só para acompanhar o pouso. “Dificilmente vai ter outra oportunidade de novo”, disse. O paranaense se diz apaixonado por aviões e pela importância, disse que a distância da viagem foi o de menos.
Assim como Alberto Semedo, que é de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e viajou de ônibus até Campo Grande só para acompanhar o pouso e depois o treinamento dos militares americanos. Ele tem um site especializado no assunto. “Devo ficar aqui por duas semanas para acompanhar o treinamento que será feito junto dos americanos”.
Confira com mais detalhes o pouso e a retirada dos helicópteros do cargueiro:
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.