Disputando um lugar nas sombras, os moradores de Campo Grande — e até quem veio de outras cidades — acompanharam a chegada do avião C-17 Globemaster da USAF (Forças Aéreas Americanas) na ALA 5 – Base Aérea na tarde deste sábado (21). A chegada da aeronave aconteceu às 13h35 e a previsão é que outro avião, do mesmo modelo, pouse nas próximas horas na Capital.

O público contava com famílias e fãs de aeronaves que não perderam a oportunidade do registro. Fabrício Lúcio, viajou por sete horas de Maringá, no Paraná, só para acompanhar o pouso. “Dificilmente vai ter outra oportunidade de novo”, disse. O paranaense se diz apaixonado por aviões e pela importância, disse que a distância da viagem foi o de menos.

Assim como Alberto Semedo, que conversou com a reportagem mais cedo, disse que é de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e viajou de ônibus até Campo Grande só para acompanhar o pouso e depois o treinamento dos militares americanos. Ele tem um site especializado no assunto.

“Devo ficar aqui por duas semanas para acompanhar o treinamento que será feito junto dos americanos”.

Levando as crianças para assistir o pouso do Boeing, José Feitosa e a esposa, Ariadni Feitosa, disse que foram à orla do aeroporto somente para acompanhar a chegada do avião. “Valeu a pena, as crianças adoraram”, comentou. Até o cachorro da família acompanhou a empreitada.

As aeronaves militares americanas trazem dois helicópteros de última geração MH-60 Pave Hawk, além de 80 soldados norte-americanos para a participação conjunta durante os exercícios.

Foto: Henrique Arakaki, Midiamax

 

Operação em Campo Grande

Até o dia 3 de setembro, Campo Grande é palco do treinamento militar denominado Operação Tápio 2021, que simula cenário de guerra e está em sua 5ª edição. Entre as aeronaves que irão pousar na Capital está o cargueiro militar Boeing C-17. O modelo ganhou repercussão mundial por transportar mais de 640 pessoas fugindo do Afeganistão um dia após o grupo extremista Talibã tomar o poder no país. A imagem com pessoas espremidas no compartimento de carga do avião foi publicada por jornais em todo o mundo.

Para a operação Tápio, cerca de 30 aeronaves e 16 unidades de infantaria foram deslocadas para o treinamento em Campo Grande. 

Dessa forma, a FAB (Força Aérea Brasileira) empregará no Exercício a Aviação de Caça (A-1 AMX e A-29 Super Tucano), Transporte (C-130 Hércules, C-105 e C-98 Caravan), Reconhecimento (E-99 e R-99) e Asas Rotativas (H-36 Caracal e H-60L Black Hawk).

No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

Integração

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica a importância do exercício. “Mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, explica.