Bombeiros e brigadistas iniciam operação preventiva de incêndios no Pantanal de MS

Equipes realizaram ações preventivas para tentar evitar incêndios semelhantes apo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e servidores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), viajaram, nesta quarta-feira (14), para áreas de preservação do Estado, nos Parques Estaduais das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, e das Várzeas do Rio Ivinhema, em Juti,, para ações preventivas, para evitar incêndios como os registrados em 2020.

A ação é inédita e deve continuar na próxima semana no Parque Estadual de Rio Negro, no Pantanal. Os focos de incêndio no ano passado destruíram cerca de 70% das áreas de preservação das Nascentes do Rio Taquari e regiões ribeirinhas.

“A ação acontece nesses parques porque são os maiores, têm mais de 30 mil hectares de área preservada e representam, cada um, um bioma diferente. O Parque do Rio Negro está localizado no Pantanal, o Parque das Nascentes do Taquari, no Cerrado e o Parque das Várzeas do Ivinhema, num trecho de Mata Atlântica. Isso demonstra de forma clara que Mato Grosso do Sul tem preocupação e age para preservar os três biomas, indistintamente”, disse o presidente do Imasul, André Borges.

Neste ano, cada GCIF (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais) terá à disposição para desenvolver seus trabalhos: uma viatura tipo camionete equipada com o kit de combate a incêndio florestal, rádios transmissores, abafadores, bombas costais e outros equipamentos específicos. Contarão ainda com o apoio importante de drones para sobrevoar regiões de difícil acesso e fazer as imagens.

Uma viatura ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) foi entregue para somar nos trabalhos. O novo equipamento permite o resfriamento dos pneus e da carcaça em geral, caso passe por locais em chamas. O Governo do Estado informou que deve providenciar mais 11 viaturas, que custam cerca de R$ 10 milhões cada.

Conteúdos relacionados