A ação é inédita e deve continuar na próxima semana no Parque Estadual de Rio Negro, no Pantanal. Os focos de incêndio no ano passado destruíram cerca de 70% das áreas de preservação das Nascentes do e regiões ribeirinhas.

“A ação acontece nesses parques porque são os maiores, têm mais de 30 mil hectares de área preservada e representam, cada um, um bioma diferente. O Parque do Rio Negro está localizado no Pantanal, o Parque das Nascentes do Taquari, no e o Parque das Várzeas do Ivinhema, num trecho de Mata Atlântica. Isso demonstra de forma clara que Mato Grosso do Sul tem preocupação e age para preservar os três biomas, indistintamente”, disse o presidente do , André Borges.

Neste ano, cada GCIF (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais) terá à disposição para desenvolver seus trabalhos: uma viatura tipo camionete equipada com o kit de combate a incêndio florestal, rádios transmissores, abafadores, bombas costais e outros equipamentos específicos. Contarão ainda com o apoio importante de drones para sobrevoar regiões de difícil acesso e fazer as imagens.

Uma viatura ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) foi entregue para somar nos trabalhos. O novo equipamento permite o resfriamento dos pneus e da carcaça em geral, caso passe por locais em chamas. O Governo do Estado informou que deve providenciar mais 11 viaturas, que custam cerca de R$ 10 milhões cada.