Pular para o conteúdo
Cotidiano

Você sabia? Mais de 200 espécies correm risco com desmatamento do Parque dos Poderes

Sede do poder estadual e pista de caminhada durante os fins de semana, o Parque dos Poderes é um dos símbolos de Campo Grande. Quem passa por lá, consegue observar muitos quatis, mas o que pouca gente sabe é que o Parque é a casa de diversas espécies de animais. A lista é grande e inclui […]
Arquivo -
Na foto: tamanduá-mirim
Na foto: tamanduá-mirim

Sede do poder estadual e pista de caminhada durante os fins de semana, o é um dos símbolos de . Quem passa por lá, consegue observar muitos quatis, mas o que pouca gente sabe é que o Parque é a casa de diversas espécies de animais. A lista é grande e inclui até espécies ameaçadas de extinção. Estes animais estão em risco com a possibilidade de do Parque.

Você sabia? Mais de 200 espécies correm risco com desmatamento do Parque dos Poderes
(Foto: Divulgação)

Para divulgar e informar a população sobre a variedade de espécies que estão em risco, um movimento de ambientalistas resolveu divulgar imagens nas redes sociais mostrando os animais ameaçados. Nos posts, o animais pedem socorro. “Você sabia que com o desmatamento previsto no Parque dos Poderes, a minha vida está em perigo?”, dizem aves, répteis e mamíferos.

A bióloga e educadora ambiental, Simone Mamede, confirma que o Parque dos Poderes abriga muitas espécies, muitas vezes desconhecidas por quem frequenta o local. Ela participa do movimento S.O.S. Parque dos Poderes, que envolve várias instituições, entre elas o Instituto Mamede. O movimento surgiu a partir do avanço do desmatamento no Parque dos Poderes e a preocupação aumenta após o fim do tombamento do local.

O Complexo do Parque dos Poderes abriga mais de 230 espécies de aves, sendo que algumas são exclusivas do Cerrado, como o soldadinho e o chorozinho-de-bico-comprido. Entre as espécies de aves encontradas no local, há ainda algumas das maiores aves de rapina do Brasil, como o gavião-pega-macaco e gavião-de-cabeçacinza, que precisam de uma extensa área conservada para sobreviver. O local ainda abriga uma espécie ameaçada de extinção, que é a águia-cinzenta.

Você sabia? Mais de 200 espécies correm risco com desmatamento do Parque dos Poderes
Foto: Divulgação

Mamede explica que Mato Grosso do Sul ainda não tem uma lista de espécies ameaçadas, entretanto, é preciso considerar que os animais que vivem no Parque estão em risco. “Sem essas áreas conservadas, essas espécies tendem a desaparecer, o que acarretaria uma perda irreparável. O desmatamento do Parque dos Poderes põe em risco a sobrevivência destes animais”.

Além das aves, o Complexo do Parque dos Poderes ainda abriga uma rica fauna de mamíferos, que inclui cutia, tatu-galinha, tatu-peba, sagui-do-tufo-preto, tamanduá-mirim, e espécies ameaçadas, como o tamanduá-bandeira.

“A responsabilidade em manter habitats saudáveis e suficientes para a manutenção dessas espécies é uma atribuição do poder público. A intervenção coloca em risco a sobrevivência de inúmeras espécies de animais que vivem no Complexo”, pontua.

Desmatar para construir estacionamento

O decreto n.º 606 que havia sido aprovado em 2018 assegurando a preservação da área foi derrubado pelos deputados estaduais em votação na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na penúltima sessão do ano de 2019. A medida veio após anúncio dos planos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de construir um prédio e estacionamento no local.

Um novo projeto de lei foi apresentado na última quinta-feira (6) na tentativa de proteger a área dos planos do governador. “O processo em tramitação no [Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul] indignou e provocou a reação de movimentos organizados da sociedade civil, que não admitem mais nenhum tipo de agressão contra o meio ambiente, em especial ao patrimônio histórico, artístico e cultural dos sul-mato-grossenses”, declarou o deputado estadual Pedro Kemp (PT), autor da proposta.

(Colaborou Danúbia Burema)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pedro é ausência na lista de relacionados do Flamengo contra o São Paulo por opção técnica

Willian Arão é registrado no BID e pode estrear pelo Santos no Brasileiro contra o Flamengo

Fifa escolhe iraniano naturalizado australiano para apitar final do Mundial de Clubes nos EUA

Motociclistas ficam feridos em acidente envolvendo três veículos, na Presidente Vargas

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Justiça manda despejar Waldir Neves de mansão no Damha por dívida de R$ 1,5 milhão

Como a tecnologia está tornando os dados públicos mais acessíveis para todos

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Solidariedade que cura: Bispo Bruno Leonardo doa R$30 mil para tratamento de jovem com câncer

Em um gesto que tocou o coração de milhares, o Bispo Bruno Leonardo, líder espiritual conhecido por seu compromisso com a fé e com as causas humanitárias, protagonizou mais uma demonstração do poder do amor ao próximo.

Cotidiano

MS registra mais 17 óbitos por síndrome respiratória em 2025, aponta boletim

Os dados correspondem à semana epidemiológica 27

Polícia

VÍDEO: Em protesto, mulheres pedem prisão de mãe de bebê morta após ser estuprada pelo pai

Grupo de mulheres protestou em frente a casa da família com cartazes na tarde desta sexta-feira (11)

Cotidiano

Patinadoras de Campo Grande conquistam 24 medalhas em campeonato mundial

Após resultado de patinadoras, Campo Grande vai sediar a 2ª edição da Copa Pantanal na modalidade