Você sabia? Mais de 200 espécies correm risco com desmatamento do Parque dos Poderes
Sede do poder estadual e pista de caminhada durante os fins de semana, o Parque dos Poderes é um dos símbolos de Campo Grande. Quem passa por lá, consegue observar muitos quatis, mas o que pouca gente sabe é que o Parque é a casa de diversas espécies de animais. A lista é grande e inclui […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sede do poder estadual e pista de caminhada durante os fins de semana, o Parque dos Poderes é um dos símbolos de Campo Grande. Quem passa por lá, consegue observar muitos quatis, mas o que pouca gente sabe é que o Parque é a casa de diversas espécies de animais. A lista é grande e inclui até espécies ameaçadas de extinção. Estes animais estão em risco com a possibilidade de desmatamento do Parque.
Para divulgar e informar a população sobre a variedade de espécies que estão em risco, um movimento de ambientalistas resolveu divulgar imagens nas redes sociais mostrando os animais ameaçados. Nos posts, o animais pedem socorro. “Você sabia que com o desmatamento previsto no Parque dos Poderes, a minha vida está em perigo?”, dizem aves, répteis e mamíferos.
A bióloga e educadora ambiental, Simone Mamede, confirma que o Parque dos Poderes abriga muitas espécies, muitas vezes desconhecidas por quem frequenta o local. Ela participa do movimento S.O.S. Parque dos Poderes, que envolve várias instituições, entre elas o Instituto Mamede. O movimento surgiu a partir do avanço do desmatamento no Parque dos Poderes e a preocupação aumenta após o fim do tombamento do local.
O Complexo do Parque dos Poderes abriga mais de 230 espécies de aves, sendo que algumas são exclusivas do Cerrado, como o soldadinho e o chorozinho-de-bico-comprido. Entre as espécies de aves encontradas no local, há ainda algumas das maiores aves de rapina do Brasil, como o gavião-pega-macaco e gavião-de-cabeçacinza, que precisam de uma extensa área conservada para sobreviver. O local ainda abriga uma espécie ameaçada de extinção, que é a águia-cinzenta.
Mamede explica que Mato Grosso do Sul ainda não tem uma lista de espécies ameaçadas, entretanto, é preciso considerar que os animais que vivem no Parque estão em risco. “Sem essas áreas conservadas, essas espécies tendem a desaparecer, o que acarretaria uma perda irreparável. O desmatamento do Parque dos Poderes põe em risco a sobrevivência destes animais”.
Além das aves, o Complexo do Parque dos Poderes ainda abriga uma rica fauna de mamíferos, que inclui cutia, tatu-galinha, tatu-peba, sagui-do-tufo-preto, tamanduá-mirim, e espécies ameaçadas, como o tamanduá-bandeira.
“A responsabilidade em manter habitats saudáveis e suficientes para a manutenção dessas espécies é uma atribuição do poder público. A intervenção coloca em risco a sobrevivência de inúmeras espécies de animais que vivem no Complexo”, pontua.
Desmatar para construir estacionamento
O decreto n.º 606 que havia sido aprovado em 2018 assegurando a preservação da área foi derrubado pelos deputados estaduais em votação na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na penúltima sessão do ano de 2019. A medida veio após anúncio dos planos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de construir um prédio e estacionamento no local.
Um novo projeto de lei foi apresentado na última quinta-feira (6) na tentativa de proteger a área dos planos do governador. “O processo em tramitação no Imasul [Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul] indignou e provocou a reação de movimentos organizados da sociedade civil, que não admitem mais nenhum tipo de agressão contra o meio ambiente, em especial ao patrimônio histórico, artístico e cultural dos sul-mato-grossenses”, declarou o deputado estadual Pedro Kemp (PT), autor da proposta.
(Colaborou Danúbia Burema)
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Ocorrência de chuvas em Mato Grosso do Sul se desloca para a região do Bolsão
No final de tarde desta sexta-feira, municípios que registram precipitações são Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão e Paraíso das Águas.
Empresas podem fornecer alimentos por R$ 1,1 milhão para Prefeitura de Aquidauana
Empresas foram habilitadas para contratação
Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
Árvore caiu por volta do meio-dia. Concessionária de energia e Corpo de Bombeiros trabalham no local
Atrativo turístico recebe obras de conservação do solo para manutenção dos rios de Bonito
Área produtiva de aproximadamente 45 hectares está recebendo as práticas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.