Ministério certifica 11 instituições de MS por contratar presos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública certificou 372 instituições pela contratação de quase 17 mil presos e egressos do sistema penitenciário, em 17 estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul 11 empresas receberam o selo nacional Resgata (Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional). O título é referente ao período de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública certificou 372 instituições pela contratação de quase 17 mil presos e egressos do sistema penitenciário, em 17 estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul 11 empresas receberam o selo nacional Resgata (Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional).
O título é referente ao período de 2019/2020. As instituições contrataram no total 16.750 presos e egressos do sistema penitenciário brasileiro. No total, 432 instituições se inscreveram neste ciclo do prêmio.
Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), houve aumento de cerca de 232% de organizações que receberam a certificação desde o primeiro ciclo. Em 2017, ano em que o selo foi instituído pelo Depen, 112 instituições públicas e privadas foram certificadas enquanto, em 2018, foram 198. Assim, os estados com mais instituições certificadas foram Minas Gerais com 179, Santa Catarina (100) e Paraná (22).
Então, de acordo com o Depen, para receber o Selo Resgata, as instituições tiveram que cumprir requisitos como: comprovar, em diferentes percentuais, a contratação de pessoas em privação de liberdade, internados, cumpridores de penas alternativas ou egressos do sistema prisional. Desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das pessoas em privação de liberdade e egressos e proporcionar ambiente de trabalho salubre e compatível com as condições físicas do preso trabalhador.
Resgata no MS
Das 11 empresas reconhecidas no MS, apenas uma é de rede pública, sendo ela a Prefeitura de Naviraí.
Então, as outras dez empresas privadas com o selo são: Escala Blocos, Suprema Comércio de Erva Mate, Log Engenharia, SDB Comércio de Alimentos, Nereu Alves Rios, Induspan Indústria e Comércio de Couros Pantanal, Conselho da Comidade de Campo Grande, Embrasil Industria e Comércio de Embalagens Plástica e May Arakaki Vegini.
Por fim, em 2019 apenas 10 empresas conquistaram o selo Resgata. E na primeira edição do selo, em 2018, apenas sete organizações foram reconhecidas no Estado.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.