Maior cidade do interior de MS cria central para monitorar infectados por coronavírus
Com 3.135 casos de coronavírus e 38 óbitos, a prefeitura da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul anunciou o funcionamento do “Núcleo Covid” que atua no monitoramento e vigilância das pessoas infectadas com a doença em Dourados. O espaço fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo a prefeitura, com uma equipe formada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com 3.135 casos de coronavírus e 38 óbitos, a prefeitura da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul anunciou o funcionamento do “Núcleo Covid” que atua no monitoramento e vigilância das pessoas infectadas com a doença em Dourados. O espaço fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Segundo a prefeitura, com uma equipe formada por mais de vinte profissionais o Núcleo está subordinado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. No local funcionam o Centro de Monitoramento, Núcleo de análise de dados e o setor administrativo da vigilância Epidemiológica em Covid-19.
O Núcleo Covid é coordenado pelo enfermeiro Devanildo de Souza Santos que tem a missão de monitorar todos os pacientes que tiveram resultados positivos para a Covid 19. A equipe, segundo o coordenador é formada por, uma médica, cinco enfermeiros, dois farmacêuticos, dois auxiliares de enfermagem e dez técnicos administrativos entre outros profissionais.
Segundo Devanildo, o Núcleo trabalha de forma sincronizada com o Comitê de Gerenciamento de crise do Covid 19 e os demais órgãos da Secretaria de Saúde que estão na linha de frente ao combate a pandemia.
“O nosso trabalho não para. Durante 24 horas por dia o núcleo está atento ao controle da Pandemia. A equipe fica disponível até às 22h e depois deste horário o regime é de plantão”, disse o coordenador.
O Núcleo, conforme Devanildo monitora as pessoas contaminadas durante os 14 dias de quarentena até que sejam liberadas pelos médicos. “É um trabalho árduo que pouca gente tem a dimensão de sua importância para o controle da doença”.
Conforme o coordenador, o Núcleo além da parte de tecnologia da informação conta com um laboratório onde são armazenados os kits exames e são monitorados os exames enviados ao Lacen.
Todas as ações do Núcleo Covid contam com a assessoria técnica cientifica do médico Frederico de Oliveira Weissinger, presidente do Núcleo Técnico de Apoio e combate ao coronavírus, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.