Pelo quinto dia seguido, Campo Grande segue na liderança em relação as novas confirmações de Covid-19 apresentadas diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Nesta segunda-feira (29), a Capital apresentou 53 novos casos, contra 33 de Dourados – a cidade que tem mais confirmações do novo coronavírus.

O número é bem menor do que tem sido apresentado – nos dias anteriores as confirmações superavam três dígitos. De acordo com a SES, a queda desta segunda reflete a baixa capacidade de processamento de dados nos municípios durante o fim de semana.

No início da pandemia, Campo Grande seguia líder em número absoluto de casos de Covid-19 durante a pandemia, mas foi superada por Dourados logo no começo deste mês após surtos em frigoríficos espalharem a doença pela região. A diferença aumentou gradativamente até poucos dias atrás, quando Campo Grande voltou a ter aumento no número de casos, indicando que o controle sobre a epidemia também afeta a Capital.

Nesta segunda-feira, a diferença entre os números absolutos dos municípios é de apenas 459 casos. Dourados ainda segue na frente, com 32,4% dos casos, referentes a 2.487. Já Campo Grande vem logo atrás, com 26,42% do total de pacientes de MS, referentes a 2.028 diagnósticos.

O boletim epidemiológico do coronavírus apresentou total de 7.676 casos confirmados de Covid-19 em MS nesta data, com incremento de 149 novos diagnósticos nas últimas 24h, caracterizando, ainda, uma curva de crescimento exponencial. São 43.132 notificações, das quais 7.676 foram confirmadas e 31.799 descartadas. Segundo a SES, 1.926 amostras estão em análise no Lacen-MS (Laboratório Central de MS) e 1,731 aguardam encerramento nos municípios.