O boletim epidemiológico do coronavírus desta terça-feira (2) traz no topo dos municípios de MS em número de casos confirmados da Covid-19. De acordo com a (Secretaria de Estado de Saúde), 33 novos casos confirmados colocam o total de positivos no município para 339, contra os 317 de Campo Grande, na mesma data. É a primeira vez que um município do interior supera os números da Capital.

O titular da SES, Geraldo Resende, já havia adiantado na segunda-feira (1º) a expectativa da pasta de que Dourados assumisse a liderança de contaminações para hoje, o que se confirmou. Acerca das medidas, Resende destacou que o aumento seria esperado após surto ocasionado em um frigorífico da região.

Com 33 novos casos, Dourados supera Campo Grande e já tem maior número de Covid-19 em MS
Fonte: SES | Reprodução

Dourados tem a 8ª maior taxa de incidência da Covid-19, com 152,1 casos para cada 100 mil habitantes e seus casos confirmados correspondem a 20,6% do total de resultados positivos. Mas municípios do entorno, como Vicentina, Fátima do Sul, Itaporã, Rio Brilhante e Douradina, também tem alta taxa de incidência da doença, vírus em circulação comunitária e respondem por 16,7% dos casos de MS. Ou seja, a Grande Dourados reúne, pelo menos, 27% dos 1.646 positivos desta terça-feira.

O cenário indica que o número de casos só deve crescer caso medidas de e domiciliar não sejam adotadas pelas pessoas. Resende também pontuou que os aumentos são decorrentes do aumento da testagem, revelando uma “demanda reprimida”. Só em Dourados, por exemplo, foram 658 casos notificados a partir da instalação do drive trhu, dos quais 150 foram convertidos em positivo – o serviço também abarca testagens de cidades vizinhas.

O secretário destacou que, desde o primeiro caso confirmado na cidade, a SES tem adotado todas as estratégias para controlar o avanço. “Assim como nos demais municípios, encaminhamento de insumos, EPI, repasse de recursos. A Vigilância em Saúde preconiza fazer teste em todos os colaboradores onde se originou o surto epidêmico, que foi uma unidade de , e em seus contatos”, declarou.

Dados fornecidos pelo MPT na última segunda-feira (26 de maio) traziam que, naquela ocasião, cerca de 20% 0% dos casos confirmados do novo coronavírus referem-se a funcionários que trabalham na frigorífica de MS –  a maior parte em Dourados, Bonito e Guia Lopes da Laguna.

No caso de Dourados, há uma semana, a Seara Alimentos (JBS) contava com 96 trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença e a BRF S.A, na mesma cidade, tinha 8 funcionários com coronavírus. Nesta semana, as indústrias cooperam com a SES na testagem de trabalhadores e de seus familiares.

Boletim

O boletim epidemiológico da Covid-19 desta terça-feira (2) trouxe 78 novas confirmações da doença em Mato Grosso do Sul, levando o total de casos para 1.646 confirmações em MS. O boletim aponta, ainda, que o Estado totaliza 12.866 notificações da doença, das quais 278 aguardam resultado no Lacen (Laboratório Central de MS) ou nos laboratório parceiros, 9.317 casos descartados e 20 óbitos.

Em nota, a JBS informou que adotou protocolo de prevenção seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde e do . Segundo a empresa, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em uma de suas unidades, afastou os colaboradores e iniciou monitoramento da equipe da unidade, além da desinfecção geral da planta.

*Matéria atualizada ás 15:08 para acréscimo de informações