Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 33 novos casos, Dourados supera Campo Grande e já tem maior número de Covid-19 em MS

O boletim epidemiológico do coronavírus desta terça-feira (2) traz Dourados no topo dos municípios de MS em número de casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 33 novos casos confirmados colocam o total de positivos no município para 339, contra os 317 de Campo Grande, na mesma data. […]
Arquivo -

O boletim epidemiológico do coronavírus desta terça-feira (2) traz Dourados no topo dos municípios de MS em número de casos confirmados da . De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 33 novos casos confirmados colocam o total de positivos no município para 339, contra os 317 de Campo Grande, na mesma data. É a primeira vez que um município do interior supera os números da Capital.

O titular da SES, Geraldo Resende, já havia adiantado na segunda-feira (1º) a expectativa da pasta de que Dourados assumisse a liderança de contaminações para hoje, o que se confirmou. Acerca das medidas, Resende destacou que o aumento seria esperado após surto ocasionado em um frigorífico da região.

Com 33 novos casos, Dourados supera Campo Grande e já tem maior número de Covid-19 em MS
Fonte: SES | Reprodução

Dourados tem a 8ª maior taxa de incidência da Covid-19, com 152,1 casos para cada 100 mil habitantes e seus casos confirmados correspondem a 20,6% do total de resultados positivos. Mas municípios do entorno, como Vicentina, Fátima do Sul, Itaporã, e Douradina, também tem alta taxa de incidência da doença, vírus em circulação comunitária e respondem por 16,7% dos casos de MS. Ou seja, a Grande Dourados reúne, pelo menos, 27% dos 1.646 positivos desta terça-feira.

O cenário indica que o número de casos só deve crescer caso medidas de e domiciliar não sejam adotadas pelas pessoas. Resende também pontuou que os aumentos são decorrentes do aumento da testagem, revelando uma “demanda reprimida”. Só em Dourados, por exemplo, foram 658 casos notificados a partir da instalação do drive trhu, dos quais 150 foram convertidos em positivo – o serviço também abarca testagens de cidades vizinhas.

O secretário destacou que, desde o primeiro caso confirmado na cidade, a SES tem adotado todas as estratégias para controlar o avanço. “Assim como nos demais municípios, encaminhamento de insumos, EPI, repasse de recursos. A Vigilância em Saúde preconiza fazer teste em todos os colaboradores onde se originou o surto epidêmico, que foi uma unidade de frigorífico, e em seus contatos”, declarou.

Dados fornecidos pelo MPT na última segunda-feira (26 de maio) traziam que, naquela ocasião, cerca de 20% 0% dos casos confirmados do novo coronavírus referem-se a funcionários que trabalham na indústria frigorífica de MS –  a maior parte em Dourados, e Guia Lopes da Laguna.

No caso de Dourados, há uma semana, a Seara Alimentos (JBS) contava com 96 trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença e a BRF S.A, na mesma cidade, tinha 8 funcionários com coronavírus. Nesta semana, as indústrias cooperam com a SES na testagem de trabalhadores e de seus familiares.

Boletim

O boletim epidemiológico da Covid-19 desta terça-feira (2) trouxe 78 novas confirmações da doença em Mato Grosso do Sul, levando o total de casos para 1.646 confirmações em MS. O boletim aponta, ainda, que o Estado totaliza 12.866 notificações da doença, das quais 278 aguardam resultado no Lacen (Laboratório Central de MS) ou nos laboratório parceiros, 9.317 casos descartados e 20 óbitos.

Em nota, a JBS informou que adotou protocolo de prevenção seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde e do . Segundo a empresa, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em uma de suas unidades, afastou os colaboradores e iniciou monitoramento da equipe da unidade, além da desinfecção geral da planta.

*Matéria atualizada ás 15:08 para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi consórcio declarações

CPI do Consórcio vai verificar declarações divergentes de servidores da Agereg e Agetran

STJ autoriza alteração de registro civil para gênero neutro

Geraldo Rezende assina e sobe para cinco deputados que apoiam CPMI do INSS

CPI das Bets vai ouvir influenciadora Virgínia Fonseca e advogada ex-BBB

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

auditor sistema consórcio

Consórcio Guaicurus paga sistema que deu nota ‘excelente’ para os ônibus de Campo Grande

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Energisa investe R$ 302 mil em eficiência energética para o Hospital do Amor

Últimas Notícias

Esportes

PSG vence Arsenal novamente e avança à final da Champions League contra a Inter de Milão

Em mais uma partida semifinal de tirar o fôlego, o Paris Saint-Germain superou o Arsenal por 2 a 1 (3 a 1 no placar agregado) nesta quarta-feira (7), no Parc des Princes. Assim, garantiu sua vaga na final da UEFA Champions League de 2024/25. A partida foi marcada por intensidade, chances para ambos os lados … Continued

Polícia

Homem é preso no MS suspeito de abusar sexualmente de duas sobrinhas no Acre

Ele já estava sendo procurado há cerca de 30 dias

Famosos

Às vésperas de show em Costa Rica, dupla César Menotti e Fabiano tira foto com fãs em Campo Grande

Dupla sertaneja faz show em Costa Rica nesta quinta-feira (8)

Cotidiano

VÍDEO: Ônibus quebra em horário de pico e deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena

Incidente ocorreu no cruzamento da rua Bahia