Com 149 novos casos, MS atinge 7.676 pacientes com confirmação de coronavírus
O boletim epidemiológico do coronavírus desta segunda-feira (29) apresentou total de 7.676 casos confirmados de Covid-19 em MS, com incremento de 149 novos diagnósticos nas últimas 24h, caracterizando, ainda, uma curva de crescimento exponencial. De acordo com o titula da SES (Secretaria de Estado de Saúde) o número menor, que representa incremento de apenas 2% […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O boletim epidemiológico do coronavírus desta segunda-feira (29) apresentou total de 7.676 casos confirmados de Covid-19 em MS, com incremento de 149 novos diagnósticos nas últimas 24h, caracterizando, ainda, uma curva de crescimento exponencial.
De acordo com o titula da SES (Secretaria de Estado de Saúde) o número menor, que representa incremento de apenas 2% em relação ao total, não indica freio no avanço da doença no Estado, mas reflexo da menor capacidade que os municípios têm de processar os números durante o fim de semana.
O boletim aponta que MS já tem 43.132 notificações, das quais 7.676 foram confirmadas e 31.799 descartadas. Segundo a SES, 1.926 amostras estão em análise no Lacen-MS (Laboratório Central de MS) e 1,731 aguardam encerramento nos municípios.
Distribuição dos novos casos
Os 149 novos casos colocam Campo Grande pelo 5º dia seguido como a cidade com maior número de confirmações, com 53 diagnósticos, seguida por Dourados (33), Rochedo (10), Maracaju (9), Corumbá (7), Rio BRilhante (7), Nova Andradina (4) e Naviraí (4).
Com 3 casos, cada, estão Brasilândia, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Chapadão do Sul tem mais dois casos confirmados. Os municípios de Batayporã, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Iguatemi, ITaporã, Ivinhema, Mundo Novo e Rio Negro trazem, cada uma, um caso positivo. A estreia no mapa é do município de Rio Negro.
75 óbitos
O boletim desta segunda-feira (29) manteve as confirmações de vítimas fatais ocorridas até domingo, quando um total de 75 óbitos foram registrados pela secretaria. Três desses óbitos, porém, não integraram o boletim daquela data. São eles:
De acordo com a SES, a 73ª vítima era um homem, de 71 anos, residente de Corumbá e sofria de hipertensão. Estava internado na Santa Casa de Corumbá desde 14 e junho e faleceu na noite de 27 de junho. Diagnóstico positivo para COVID-19 através de teste rápido.
A 74ª vítima era uma mulher de 88 anos, residente de Corumbá e era hipertensa. Notificada em 12 de junho. Estava internada desde 13 de junho na Santa Casa de Corumbá. Faleceu na madrugada deste domingo, 28 de junho.
A 75ª vítima era um homem, de 64 anos, morador de Dourados. Ele sofria de hipertensão e obesidade. Início dos sintomas em 02 de junho. Estava internado desde 06 de junho em Hospital privado de Dourados e foi notificado no mesmo dia. Diagnóstico positivo para COVID-19 em 11 de junho. Faleceu na madrugada deste domingo, 28 de junho.
Vale destacar que o total de óbitos neste mês chegou a 55, o equivalente a uma alta de 500% sobre os 11 registrados em maio, ou seja: 5 vezes mais. Houve também uma morte em março e 8 óbitos em abril.
Casos ativos e internações
Dos 7.676 casos confirmados nesta segunda, 4.227 estão recuperados e 3.374 são casos ativos. Destes, 3.206 estão em isolamento domiciliar e 168 pacientes estão internados – além de 3 de outros estados que não integram as estatísticas do boletim local.
As internações contam com 86 pacientes em leitos clínicos (57 na rede pública e 28 na privada, além de um internado no PR). Em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), são 85 internações, sendo 52 em leitos públicos e 32 em privados, além de um internado no PR.
Com isso, a taxa de ocupação de leitos cativos para Covid-19 no SUS (Sistema Único de Saúde) passa por nova alteração. No cálculo que considera tanto pacientes confirmados da doença como os casos suspeitos, a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 14%. Já de UTI é de 40%.
Vale lembrar as taxas de ocupações globais – que levam em conta pacientes com suspeita de Covid-19, pacientes confirmados e demais enfermidades: Campo Grande tem 66% dos 212 leitos de UTI ocupados, contra 63% em Dourados (102 leitos), 48% em Três Lagoas (35 leitos) e 65% em Corumbá (20 leitos). Confira as tabelas abaixo para detalhamentos.
Avanço da Covid-19 em MS
Com a estreia de Rio Negro na estatística, o coronavírus já está em 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, ou seja, 86% do território estadual.
A SES também informou os municípios com maior número de casos. Neste contexto, cinco dias seguidos na liderança de registros deixam Campo Grande (2.028 confirmações) e Dourados (2.487 confirmações) mais próximos em números. Confira o detalhamento nas tabelas abaixo.
Clique AQUI para conferir o boletim na íntegra.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.