UFMS capacita pessoas para atuarem nas bancas de verificação de cotas

UFMS Hoje, dia 22, começam as oficinas de capacitação para bancas de verificação promovidas em toda a Universidade pela Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Diaaf) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A atividade, que integra a programação da campanha Eu Respeito de outubro, tem o objetivo de formar pessoas para comporem as bancas de verificação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação/UFMS)
(Foto: Divulgação/UFMS)

UFMS

Hoje, dia 22, começam as oficinas de capacitação para bancas de verificação promovidas em toda a Universidade pela Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Diaaf) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

A atividade, que integra a programação da campanha Eu Respeito de outubro, tem o objetivo de formar pessoas para comporem as bancas de verificação das autodeclarações étnico-raciais e de todas as demais condições autodeclaradas no ingresso, conforme consta na Resolução nº 150/2019 do Conselho Universitário (Coun).

“Nestas Oficinas, além da participação indispensável de professores e servidores que trabalham nas secretarias acadêmicas queremos também que representantes estudantis participem”, afirma Mirella Fonseca, chefe da Diaaf. Membros externos à UFMS também podem participar das oficinas, mas devem confirmar sua participação pelo e-mail [email protected]

As bancas de verificação são formadas a partir do conhecimento e experiência de seus membros em relação à avaliação utilizada para validar as autodeclarações de candidatos nos sistemas de cotas. Logo, apenas servidores e militantes voluntários do Movimento Social Negro que estiverem devidamente capacitados poderão compô-las.

“Vale ressaltar que o trabalho realizado pelas bancas de verificação contribuiu para a implantação de um processo de não omissão na fiscalização do sistema de cotas por parte dos agentes públicos, além de colaborar na não violação de princípio”, afirma Mirella.

Conteúdos relacionados