Taxa do lixo de residências vai diminuir com cobrança de grandes geradores, diz Marquinhos

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou, nesta segunda-feira (28), que o valor da taxa do lixo das residências de Campo Grande deve ficar mais barato com as empresas tendo que pagar pela coleta e destinação dos resíduos sólidos que produzem. Segundo chefe do Executivo, a concessionária Solurb, responsável pela coleta de lixo na Capital, atendia […]
| 28/01/2019
- 13:30
Taxa do lixo de residências vai diminuir com cobrança de grandes geradores, diz Marquinhos

O prefeito (PSD) afirmou, nesta segunda-feira (28), que o valor da taxa do lixo das residências de Campo Grande deve ficar mais barato com as empresas tendo que pagar pela coleta e destinação dos resíduos sólidos que produzem.

Segundo chefe do Executivo, a concessionária Solurb, responsável pela na Capital, atendia as empresas como residências normais e o valor do serviço previsto no contrato era dividido entre todos os moradores. Ou seja, na prática, a população pagava pela coleta de lixo nas empresas e entidades grandes geradores, o que deve deixar de ocorrer.

“Dá para baixar o preço [taxa do lixo] do residencial. Tanto é que não tem nenhum imóvel residencial que seja grande gerador. Vai haver redução no pagamento na conta final [dos moradores], pode ter uma redução considerável”, relatou Marquinhos durante agenda pública na manhã desta segunda.

Desde 1° de janeiro deste ano, pessoas físicas, empresas, e instituições que produzem 200 litros ou 50 quilos de lixo por dia devem fazer a coleta, transporte, tratamento e destinação do lixo que produzem.  A coleta especial pode ser efetuada pelo próprio gerador ou por empresas especializadas contratadas e devidamente cadastradas na Prefeitura.

Atualmente, a Secretaria do Meio Ambiente e Gestão Urbana está notificando quem se enquadra nessas condições para se cadastrar na Prefeitura.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande, Luiz Eduardo Costa, onze empresas de coleta estão aptas e outras três estão em processo de obter o aval do município para prestar o serviço aos grandes geradores de resíduos.

Veja também

Convocados deverão entregar documentos em local especificado pelo edital

Últimas notícias