Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reinaldo fecha 7 escolas em um ano e Governo ainda não tem estimativa de economia

Desde o início de 2019, sete escolas estaduais fecharam em Mato Grosso do Sul. Foram quatro escolas fechadas no primeiro semestre, uma de ensino noturno no meio do ano e mais duas anunciadas nesta semana: no residencial Octávio Pecora e no Jardim Flamboyant. Por enquanto, ainda não há uma estimativa de economia com o fechamento […]
Arquivo -
Escola Professor Carlos Henrique Schrader
Escola Professor Carlos Henrique Schrader

Desde o início de 2019, sete escolas estaduais fecharam em Mato Grosso do Sul. Foram quatro escolas fechadas no primeiro semestre, uma de ensino noturno no meio do ano e mais duas anunciadas nesta semana: no residencial Octávio Pecora e no Flamboyant. Por enquanto, ainda não há uma estimativa de economia com o fechamento das escolas.

A titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), Maria Cecília Amêndola da Motta, explica que as escolas têm sido reordenadas devido à redução dos alunos na escola. Segundo ela, este processo é normal e natural, já que as famílias têm tido cada vez menos filhos.

“Entre 2010 e 2019, houve uma redução de quase 52 mil alunos. Se a gente considerar que cada sala tem uma média de 30 alunos, são muitas salas. Antes, as famílias tinham até sete filhos, hoje em dia são dois, no máximo”, explica.

Segundo a secretária, ainda não é possível estimar o quanto foi economizado com o fechamento das escolas. Segundo ela, a economia não é o único motivo para a reordenação das escolas estaduais e que, por outro lado, o governo tem feito investimentos nas escolas de tempo integral. “Não temos como falar neste momento de quanto será a economia. Estamos aumentando as escolas de tempo integral, isto tem um custo maior”.

Motta explica que o governo tem trabalhado em regime de colaboração com os municípios na questão dos fechamentos das escolas. Assim, alunos do ensino infantil e de séries iniciais são remanejados para escolas municipais. Os alunos do II e de ensino médio são realocados em outras escolas estaduais.

Protestos

Nesta semana, a SED anunciou o reordenamento das escolas estaduais Demosthenes Martins, no Conjunto Residencial Octávio Pecora, e da Professor Carlos Henrique Schrader, no Jardim Flamboyant. A medida foi recebida com indignação de servidores, pais e alunos, que fizeram protestos na manhã desta quarta-feira (20).

Cerca de 320 pessoas protestaram na escola do Jardim Flamboyant nesta manhã. Os manifestantes ainda foram até a ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para pedir apoio dos deputados e evitar o fechamento.

Alunos e professores da escola no Octávio Pecora também são contra a reordenação da instituição. Uma professora da instituição comentou que a escola deve deixar de ser estadual, para ser municipal. Assim, mesmo que o espaço físico continue o mesmo, a escola será outra, pois deixarão de atender o público do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para receber alunos do Ensino Fundamental I.

Outras escolas fechadas

Em janeiro, o Governo fechou as escolas estaduais professor Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, no bairro Lar do Trabalhador, e a Zamenhof, no Amambaí. Antes, outras duas escolas haviam fechado: a Riachuelo, na Capital e Abadia Faustino, em , a 135 km de Campo Grande. Em julho, o governo ainda fechou o ensino noturno na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no bairro Universitário.

Escola Riachuelo, que teve o maior número de reclamações, no fim de dezembro, quando foi ‘transferida’ para um dos andares da Escola Hércules Maymone, a aproximadamente seis quilômetros de distância.

A Riachuelo atendia cerca de 400 alunos no projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). Na época, a secretária de educação garantiu que o projeto – que corrige a distorção de série dos alunos – vai continuar a existir, com os professores que são especializados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal morre após formação de cabeça d’água em cachoeira em Minas Gerais

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Bispo de Naviraí recomenda missas diárias e orações pelo Papa Francisco e pela Igreja

Campo Grande aplica multa a proprietário por demolir imóvel histórico

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

Presidente diz que México não chegou a acordo com EUA, mas que apresentou argumentos

Últimas Notícias

Polícia

Após 4 dias internado, homem vai até a delegacia registrar tentativa de homicídio em MS

O crime teria acontecido na noite de quarta-feira (16), mas a vítima só recebeu alta do hospital neste domingo (20)

Cotidiano

Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Os candidatos têm até o dia 2 de maio para se inscrever por meio do Sistema Encceja; prova será aplicada em agosto

Cotidiano

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Relíquia de Carlo será mantida em Campo Grande, em lugar seguro e sigiloso

Polícia

Criança é arrastada para matagal por homem desconhecido em MS

A criança conseguiu gritar e foi socorrida por um familiar