Pais, alunos e professores lamentam desativação de escola Riachuelo após 61 anos de funcionamento
Depois de 61 anos, escola Riachuelo deve ser desativada neste ano pela SED (Secretaria Estadual de Educação). A notícia, que afeta a vida de aproximadamente 400 alunos, chegou por meio de um documento entregue na última sexta-feira (14) e deixou alunos, pais e professor abalados. Eles lamentam a interrupção das atividades na escola, localizada no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de 61 anos, escola Riachuelo deve ser desativada neste ano pela SED (Secretaria Estadual de Educação). A notícia, que afeta a vida de aproximadamente 400 alunos, chegou por meio de um documento entregue na última sexta-feira (14) e deixou alunos, pais e professor abalados.
Eles lamentam a interrupção das atividades na escola, localizada no bairro Cabreúva, e que será ‘transferida’ para um dos andares da Escola Estadual Hércules Maymone, no Itanhangá Park – a cerca de seis quilômetros de atual local.
Nesta quarta-feira (19), a comunidade escolar se reuniu para discutir modos de evitar a transferência. Também participaram da reunião os vereadores Valdir Gomes e Dharleng Campos, ambos do PP. O principal ponto de discórdia é que na escola, funciona o Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem).
De acordo com a coordenadora Tânia Maria da Silva, o projeto tem como base a socialização e correção da distorção de idade escolar – ou seja, alunos que já reprovaram – além de alguns estarem em situação de vulnerabilidade social.
“É um projeto que deu muito certo e eles são tratados aqui com muito carinho e calor humano. O nosso medo é que lá, eles podem não ser tratados da mesma forma. Lutamos e tivemos o Ensino Médio implantado neste ano e agora, vai parar na metade”, questiona a coordenadora.
Uma das alunas, de 18 anos, afirma que, se tiver que estudar no Hércules Maymone, terá que abandonar os estudos. “Eu vou ter que largar, até porque é longe. Eu trabalho como garçonete até 3h e para ir até o Hércules, teria que acordar 5h e não tem como”, diz a jovem. Outros alunos reforçam o problema, dizendo que seria um problema se deslocar para a escola.
Outra aluna comenta que também há o ensino profissionalizante. “Fomos nós que escolhemos o que seria feito [no caso dela, administração]. “Não sabemos se vai ter o mesmo curso lá e aqui, são dois anos em um. Se mudar de escola [ que não seja para o Hércules] vai perder este tempo e terá que voltar”.
Outro problema apontado é que com a transferência, os alunos serão colocados em um dos andares da escola, o que poderia causar descriminação entre os demais estudantes.
Entre os professores, mesmo concursados e devem ser remanejados para o Hércules Maymone, o clima não é melhor. “Eu estou há 16 anos nesta escola. É como se fosse a nossa casa e conhecemos cada aluno. É como se chegasse alguém na sua casa e falasse: quero a sua casa amanhã”, diz uma das professoras da escola.
A previsão é de a comunidade escolar compareça à última sessão da Câmara Municipal de Campo Grande para manifestação, apoiada pelos vereadores do PP.
A SED informou que toda a estrutura docente e estudantes serão transferidos para a Hércules Maymone.
A secretaria ainda explica que foi feita uma pesquisa sobre o local de residência dos estudantes e constatado que poucos residem na região. Com isso, a transferência para o Hércules Maymone, que possui um ponto de integração na frente, não causará problemas para a locomoção.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.