Prefeitura anuncia criação de Diretoria de Bem-Estar Animal e UPA-VET fica mais próxima
A Prefeitura Municipal de Campo Grande anunciou nesta quarta-feira (20) que deverá criar a Diretoria do Bem-Estar Animal, que atuará de maneira conjunta e complementar ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A criação da diretoria poderá resolver obstáculo que dificultava a construção de uma UPA-VET, isso porque era necessário estabelecer o órgão ao qual […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura Municipal de Campo Grande anunciou nesta quarta-feira (20) que deverá criar a Diretoria do Bem-Estar Animal, que atuará de maneira conjunta e complementar ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A criação da diretoria poderá resolver obstáculo que dificultava a construção de uma UPA-VET, isso porque era necessário estabelecer o órgão ao qual a unidade de atendimento a animais ficaria vinculado.
Segundo a Prefeitura, a diretoria será instituída dentro da ‘Coordenadoria de Controle de Zoonozes e Bem-Estar Animal’ e ficará vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As ações da diretoria serão custeadas exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal (Fonte 1), uma vez que o Ministério da Saúde não prevê aporte financeiro para este fim.
A Prefeitura destaca, ainda, que a implementação da diretoria, bem como a instituição do organograma e regimento interno, já estão em fase de elaboração com divulgação no Diogrande (Diário Oficial do Município). Nenhum prazo não foi adiantado.
A criação da diretoria atende à solicitação dos vereadores Veterinário Francisco (PSB) e Ademir Santana (PDT), que estiveram reunidos nesta manhã com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), junto a representantes do Combea (Conselho Municipal de Bem-Estar Animal) e da Sesau. Na ocasião, foram discutidas as condições para implementação de projetos importantes, como a criação de um programa itinerante de castração (Castramóvel) e, principalmente, a implementação da “UPA-VET”.
Nesta tarde, o vereador Veterinário Francisco – autor do projeto de lei que autoriza a criação da UPA-VET – encontrará o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, para acertar detalhes do lançamento da pedra fundamental da unidade.
UPA-VET
A construção de uma UPA-VET foi anunciada pela Prefeitura em março de 2018, mas de lá para cá não saiu do papel. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é construir o espaço anexo ao CCZ, situado no bairro Vila Piratininga, com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 23h, para atendimento de cães e gatos.
Emendas parlamentares já possibilitariam a construção da unidade, que inicialmente trabalhará com a previsão de atendimento de 100 animais por dia, dentre consultas a procedimentos cirúrgicos de emergência, com base na atual demanda do Hospital Veterinário da Universidade Federal.
A ordem de atendimento dos serviços de urgência e emergência ocorrerá conforme avaliação de risco dos animais. Já as outras consultas, mais simples, serão por ordem de chegada. Exames complementares serão realizados em parceria com universidades e estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.
(Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Amigos relembram feitos de ex-superintendente da Cultura
Roberto Figueiredo foi assassinado na madrugada de sexta-feira
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.