MPF exige que Funai deixe servidores atenderem em terras não demarcadas
Após ato normativo da Funai (Fundação Nacional do Índio) impedir o deslocamento de servidores a comunidades indígenas não demarcadas, o MPF (Ministério Público Federal) emitiu, nesta terça-feira (3), recomendação solicitando revogação imediata da medida. O documento foi elaborado em conjunto com a DPU (Defensoria Pública da União). Por meio de determinação anunciada no final da …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após ato normativo da Funai (Fundação Nacional do Índio) impedir o deslocamento de servidores a comunidades indígenas não demarcadas, o MPF (Ministério Público Federal) emitiu, nesta terça-feira (3), recomendação solicitando revogação imediata da medida. O documento foi elaborado em conjunto com a DPU (Defensoria Pública da União).
Por meio de determinação anunciada no final da última semana, a Funai impede o deslocamento de equipe técnica bem como a prestação de serviços de assistência em terras indígenas que não tenham sido homologadas e regularizadas pelo órgão. Em resposta, o MPF ressaltou que há regiões pendentes de demarcação há mais de 26 anos violando sistematicamente os direitos humanos.
“Compete à Funai primordialmente atender aos indígenas, independentemente do status fundiário de seus territórios. Ao não permitir a atuação de seu corpo técnico em terras indígenas que não tenham sido homologadas ou regularizadas, [a Funai] impossibilita o pleno exercício da função dos 119 Grupos de Trabalho instituídos para estudos de reconhecimento e demarcação de TIs [terras indígenas]”, diz o texto.
Segundo o MPF, há 236 territórios indígenas aguardando regularização pela Funai e cerca de 400 reivindicações para reconhecimento e homologação em trâmite. Após envio da determinação, a Funai tem prazo de cinco dias para informar as providências. Em caso de omissão, o MPF promete adotar medidas e ações judiciais cabíveis para responsabilização civil, criminal e administrativa. A íntegra da recomendação pode ser conferida clicando aqui.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.