Todo ano é a mesma coisa. No dia da primeira prova do Enem, tem o já conhecido drama dos atrasados. Candidatos que perdem a prova porque esqueceram o RG em casa. A fome que aperta bem na hora que a concentração é mais necessária. A caneta que some, o celular que atrapalha. Enfim. O dia da prova mais importante para quem disputa uma vaga em universidades públicas pode se tornar um show de horrores para quem não tomar cuidados básicos.

A data está bem próxima: a primeira prova será aplicada já neste domingo (3). Em Mato Grosso do Sul, 70.396 pessoas participarão da prova – 29.155 só em Campo Grande. Nesta reta final, seguir alguns cuidados é essencial para não jogar um ano inteiro de estudos no lixo, principalmente na véspera! Confira as dicas a seguir:

Confira tudo

Enem 2019: Confira dicas que todo candidato deve seguir para evitar surpresas na prova
Foto Ilustrativa | Reprodução

Todo candidato precisa, com antecedência, checar os documentos exigidos para a realização da prova. De acordo com o Inep, só são aceitos documentos de identificação originais e com foto. Portanto, nada de cópias autenticadas ou de documento digitalizados. Quem perdeu ou teve o documento roubado deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Caminho das pedras

Enem 2019: Confira dicas que todo candidato deve seguir para evitar surpresas na prova
Ônibus em trajeto pela Avenida Afonso Pena | Foto: Minamar Junior | Midiamax

Além disso, é importante checar se na carteira estão o passe de ônibus ou dinheiro do Uber/táxi e a caneta de corpo transparente na cor preta, que é exigida para a realização do exame. Tudo isso precisa estar separado para que o candidato não tenha problemas na hora de se apresentar e não tenha, também, problemas para realizar a prova.

Itens proibidos

Vale lembrar, ainda que é proibido fazer a prova em posse de borracha, lápis, lapiseira, livros, óculos escuros, anotações (inclusive impressas), chave com alarme, corretivo, livros e manuais, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos e demais itens tecnológicos. Todo candidato receberá um envelope para guardar esses itens, para ser condicionado debaixo da carteira. Todos os eletrônicos precisam estar desligados.

De olho no relógio

Enem 2019: Confira dicas que todo candidato deve seguir para evitar surpresas na prova
Foto ilustrativa | Reprodução

O atraso de candidatos já é algo conhecido e esperado. Para garantir acesso ao local de prova e evitar virar meme, o candidato precisa chegar antes das 13h (horário de Brasília). Atenção, pois em Campo Grande, portanto, os portões fecham ao meio dia! Os candidatos precisam planejar a rota, horário de pegar o transporte e conhecer bem o local de prova, que pode ser conferido na área do candidato no site no Inep. Lembre-se que aos domingos a escala de ônibus costuma ser bem reduzida, o que pode ocasionar atrasos. Assim, a dica é sair com o máximo de antecedência possível.

Ai que fome!

A aplicação do primeiro exame – depois que todo mundo está dentro da sala e que todos os procedimentos de segurança são realizados – tem início às 13h30 (12h30 em MS) e vai até às 19h (18h em MS). São 4h30 em que a fome pode atacar. Portanto, é importante que os candidatos providenciem alimentação levem e água durante o exame. Lembre-se de priorizar alimentos leves, que não despertem sonolência durante o exame. Ah, a equipe de fiscais pode pedir para vistoriar seu lanche, ok?

O que fazer na véspera

netflix-tv_1.pngO próximo sábado (2) é feriado. Portanto, deve ser dia de descanso para os candidatos. Como o é de se esperar, quem vai tentar o Enem pode estar distribuindo nervosismo. Assim, para relaxar, ex-candidatos que foram aprovados com notas do Enem recomendam atividades relaxantes, como cinema e teatro ou assistir à séries. Dormir cedo, às 22h, também é recomendado, para que o despertar no dia do exame seja mais saudável. Durante a manhã, alimente-se com itens saudáveis, para não correr risco de problemas estomacais e intestinais.

E o que NÃO fazer?

Bem, aí fica a cargo do bom senso de cada um. Se você acha que tomar toda, virar noite numa festa ou vendo TV não vão atrapalhar se rendimento na prova… Mas, a dica geral e justamente se abster dos hábitos que podem interferir no seu sucesso. Fique alerta!

Esta matéria foi redigida com base nas orientação do INEP aos candidatos, que pode ser conferida na íntegra clicando AQUI.