A reportagem do Jornal Midiamax mostrou o desespero dos pais com o estado de saúde de Carolinny, de 10 anos, internada com sintomas de . A preocupação de pais ficou ainda mais intensa depois da morte de um menino de cinco anos por dengue hemorrágica em . Menos de meia hora depois da publicação da matéria, a Sesau informou que a paciente será encaminhada nas próximas horas para uma unidade hospitalar.

A menina está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e a contagem das plaquetas baixou de 155 mil para 27 mil. Segundo a mãe, Laís Fejes, Carolinny precisa de uma vaga em hospital com urgência, já que o quadro pode evoluir para dengue hemorrágica. Os pais aguardavam transferência, mas Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) apontou que faltam vagas na Capital.

Sesau estuda ampliar leitos

A Secretaria ainda informa que estuda ampliar a oferta de leitos em unidades da própria rede municipal para acolher pacientes com dengue. Assim, a população pode receber hidratação e acompanhamento médico.

Para os pais preocupados com o aumento no registro de casos de dengue em Campo Grande, a orientação é de que os responsáveis utilizem repelentes nas crianças e evitem o contato com o , com o uso de camisetas de manga longa e calças. “A prevenção também é essencial, eliminando os criadouros do Aedes que estiverem no ambiente residencial”.

Os sintomas de dengue em crianças são os mesmos que os apresentados em adultos, mas o cuidado deve ser redobrado. “Caso apresente algum sintoma, procurar a unidade de pronto atendimento (UPA ou CRS) mais próxima da residência”, orienta a Sesau.