A Coordenadoria Estadual de emitiu alerta, neste domingo (17), para incidência de eventuais chuvas isoladas, mas intensas em bairros de Campo Grade. Conforme o alerta, as pessoas devem evitar áreas alagáveis e devem buscar abrigo longe de árvores, que podem sofrer quedas.

O alerta é enviada por mensagem de texto a celulares cadastrados, e variam conforme o CEP informado no momento do registro. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto (SMS) com o CEP desejado para o número 40199. Uma mensagem de confirmação é enviada na sequência.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, entre os locais com maior incidência de alagamentos em estão locais como a Via Parque e a Avenida Ricardo Brandão. Confira a lista completa:

Avenida Mato Grosso com a Rua Bahia
Avenida Mato Grosso com rua Rio Grande do Sul
Ponte da Eça de Queiroz com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Euler de Azevedo com a Avenida Ernesto Geisel
Avenida Ernesto Geisel com a Avenida Rachid Neder
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Bahia
Avenida Fernando Correa da Costa com a Rua Rio Grande do Sul
Avenida Ricardo Brandão com a Rua Joaquim Murtinho
Avenida Guaicurus, altura do Córrego Balsamo
Avenida Senador Felinto Muller, no Lago do Amor
Avenida Nelly Martins (Via Park)

Outras recomendações

A Defesa Civil Municipal também fornece orientações a casos em que as chuvas causam impactos extremos, como alagamentos que deixaram carros e moradores ilhados nas últimas tempestades na Capital. Confira as principais:

Contato com a água

Durante uma tempestade, evite o contato direto com a água da enchente, pois ela pode provocar doenças. A recomendação é utilizar calçados, calça comprida e blusa para proteger o corpo, e não deixar crianças brincarem na água, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite ou leptospirose.

No trânsito

Caso esteja no trânsito durante um alagamento, a recomendação é que o motorista diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente. “Procure parar o carro em locais altos e livres da enchente. Certifique-se de qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas”, informa Otávio Boldori, agente de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, motoristas não devem atravessar áreas cobertas pela água. Caso não seja possível, é preciso dirigir devagar e manter o carro acelerado. “Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro”. Caso precise de socorro, peça ajuda à Defesa Civil (número 199) ou Corpo de Bombeiros (número 193).

Defesa Civil emite alerta para chuvas isoladas, mas intensas, em regiões da Capital
Resgate de motorista durante enxurrada em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)