Com enchentes mais comuns, Defesa Civil ensina campo-grandense como agir em alagamentos
A chuva intensa que atingiu a Campo Grande na terça-feira (27) causou alagamentos, enxurradas e causou danos à infraestrutura da cidade. O volume de chuva registrado chegou a 108 mm, enquanto o esperado para o mês de fevereiro inteiro era de 171 mm, de acordo com a Estação Meteorológica Uniderp. Para evitar ficar ilhado, como […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chuva intensa que atingiu a Campo Grande na terça-feira (27) causou alagamentos, enxurradas e causou danos à infraestrutura da cidade. O volume de chuva registrado chegou a 108 mm, enquanto o esperado para o mês de fevereiro inteiro era de 171 mm, de acordo com a Estação Meteorológica Uniderp. Para evitar ficar ilhado, como aconteceu na avenida Ernesto Geisel, a Defesa Civil Municipal orienta aos moradores sobre como agir em caso de novas tempestades.
Durante uma tempestade, evite o contato direto com a água da enchente, pois ela pode provocar doenças. A Defesa Civil recomenda aos moradores que utilizem calçado, calça comprida e blusa para proteger o corpo, então nada de bermudas. Além disso, não se deve deixar a criança brincar na enxurrada ou na água dos córregos, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite ou leptospirose.
Caso esteja no trânsito durante um alagamento, a recomendação é que o motorista diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente. “Procure parar o carro em locais altos e livres da enchente. Certifique-se de qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas”, informa Otávio Boldori, agente de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, motoristas não devem atravessar áreas cobertas pela água. Caso não seja possível, é preciso dirigir devagar e manter o carro acelerado. “Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro”. Caso precise de socorro, peça ajuda à Defesa Civil (número 199) ou Corpo de Bombeiros (número 193).
Alagamentos em córregos e avenidas
De acordo com informações da Defesa Civil, os alagamentos causados pela chuva deixaram bairros sem energia elétrica, causaram danos em veículos e ainda deixaram pessoas ilhadas. Os locais mais afetados pela chuva foram as avenidas Ministro João Arinos, Fernando Correia da Costa e a Ernesto Geisel, que alagou em diversos pontos, como a rua 14 de Julho, avenida Euler de Azevedo, Ricardo Brandão e Mascarenhas de Moraes.
Já as enxurradas atingiram os trechos da avenida Ricardo Brandão com a praça Itanhangá, na rua Rio Grande do Sul, na rua Sacramento, rua Frutuoso Barbosa, rua Tamandaré e rua Bahia. Já os transbordamentos atingiram pontos do córrego Segredo, o córrego Prosa alagou na via Parque, Rachid Neder e Joaquim Murtinho. O lago do Parque das Nações Indígenas também transbordou, afetando a via Parque.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.