Com galhos entre fios, árvore sexagenária vira impasse entre moradores no Jardim Petrópolis

Moradores pedem que poda seja feita de maneira regular

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Falsa Seringueira foi plantada há cerca de 60 anos (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Com raízes que se confundem com robustos cipós e troncos largos, a falsa seringueira, plantada há cerca de 60 anos no cruzamento da Avenida Murilo Rolim Júnior e a Rua Açucena, no bairro Jardim Petrópolis, em Campo Grande, encanta pela beleza, mas também preocupa moradores da região. Os galhos da imponente árvore crescem em meio à rede elétrica. Entrelaçada à fiação, provoca curtos e quedas de energia frequentes.

O problema, segundo moradores, é antigo e acumula uma série de reclamações que se renovam a cada indício de chuva, ou ventania. “É só ventar, ou começar a chover que os fios pipocam e a gente fica sem luz por horas. Já aconteceu de ficarmos até 12 horas sem energia elétrica”, afirma Wanessa Fernandes, que mora há 13 anos na região.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Há mais de 40 anos morando no bairro, Ana Paula Fernandes, afirma que ela e os vizinhos já perderam as contas das solicitações de poda adequada para a falsa seringueira.

“Já fizemos vários pedidos, enviamos ofício, mas não conseguimos resolver porque eles podam e esquecem que em menos de 3 meses já cresceu e estamos com o mesmo problema. E não tem o que possamos fazer sem ajuda dos responsáveis porque é uma poda toda estruturada e que necessita até de apoio da Defesa Civil”, observa.

Embora a árvore ofereça alguns transtornos, os moradores são enfáticos em dizer que não querem que ela seja retirada do local onde foi plantada pelos pioneiros do bairro.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“Não queremos que tirem a árvore, mas que façam a poda constante, da maneira correta”, ressalta Josilene de Oliveira Silva, que mora há pouco mais de 2 anos na região.

Procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a Prefeitura alega que a responsabilidade por esse tipo de poda é da concessionária de energia elétrica.

A Energisa confirma que em casos em que galhos entram em contado com a rede de energia elétrica, a poda é feita pela própria concessionária.

Sobre a situação relatada, a empresa afirma que enviará um técnico ao local para fazer a avaliação e que sendo constatado que os galhos estão em contato com a rede, oferecendo risco à segurança, a poda será executada.

A Energisa reforça que essas situações podem ser informadas para a empresa pelo canal de atendimento é o 0800 722 7272. É necessário informar sobre a existência do galho em contato com rede, a localização e, se souber, o tipo de árvore também.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Conteúdos relacionados

denúncias assedio eleitoral