Com raízes que se confundem com robustos cipós e troncos largos, a falsa seringueira, plantada há cerca de 60 anos no cruzamento da Avenida Murilo Rolim Júnior e a Rua Açucena, no bairro Petrópolis, em , encanta pela beleza, mas também preocupa moradores da região. Os galhos da imponente árvore crescem em meio à rede elétrica. Entrelaçada à fiação, provoca curtos e quedas de frequentes.

O problema, segundo moradores, é antigo e acumula uma série de que se renovam a cada indício de , ou ventania. “É só ventar, ou começar a chover que os fios pipocam e a gente fica sem luz por horas. Já aconteceu de ficarmos até 12 horas sem energia elétrica”, afirma Wanessa Fernandes, que mora há 13 anos na região.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Há mais de 40 anos morando no bairro, Ana Paula Fernandes, afirma que ela e os vizinhos já perderam as contas das solicitações de poda adequada para a falsa seringueira.

“Já fizemos vários pedidos, enviamos ofício, mas não conseguimos resolver porque eles podam e esquecem que em menos de 3 meses já cresceu e estamos com o mesmo problema. E não tem o que possamos fazer sem ajuda dos responsáveis porque é uma poda toda estruturada e que necessita até de apoio da Defesa Civil”, observa.

Embora a árvore ofereça alguns transtornos, os moradores são enfáticos em dizer que não querem que ela seja retirada do local onde foi plantada pelos pioneiros do bairro.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“Não queremos que tirem a árvore, mas que façam a poda constante, da maneira correta”, ressalta Josilene de Oliveira Silva, que mora há pouco mais de 2 anos na região.

Procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a Prefeitura alega que a responsabilidade por esse tipo de poda é da concessionária de energia elétrica.

A Energisa confirma que em casos em que galhos entram em contado com a rede de energia elétrica, a poda é feita pela própria concessionária.

Sobre a situação relatada, a empresa afirma que enviará um técnico ao local para fazer a avaliação e que sendo constatado que os galhos estão em contato com a rede, oferecendo risco à segurança, a poda será executada.

A Energisa reforça que essas situações podem ser informadas para a empresa pelo canal de atendimento é o 0800 722 7272. É necessário informar sobre a existência do galho em contato com rede, a localização e, se souber, o tipo de árvore também.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)