Uma adolescente de 14 anos aguarda por uma vaga em hospital de há quase 24 horas netsa quinta-feira (25). A menina tem um quadro de tuberculose gravíssimo e está isolada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida desde a quarta-feira (24).

Segundo a família, os sintomas apareceram ainda em fevereiro, mas o diagnóstico era de pneumonia. “Ela não tinha feito o exame para tuberculose. Todo mundo achava que era pneumonia e ela estava fazendo tratamento para isso, mas como o estado de saúde dela só se agrava, o médico pediu exame para verificar se era tuberculose”, conta a prima da menina, Anna Karolina.

O caso da adolescente chamou a atenção dos médicos, já que uma bactéria chegou ao pulmão e ela já perdeu cerca de 20 kg. “O caso é muito grave e o médio não consegue vaga no hospital, o caso é grave, ela está isolada”.

Em nota, a (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que a paciente está em processo de regulação e assim que houver disponibilidade de leitos, ela será transferida. “É preciso reforçar que, apesar da necessidade de encaminhamento para uma unidade hospitalar, a paciente está recebendo toda a assistência possível na unidade do município, sendo acompanhada pela equipe de médicos e enfermeiros”.