Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após reunião, fechamento de escola estadual será debatido em audiência no dia 2

Lideranças indígenas se reuniram na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul) para discutir o fechamento da Escola Estadual Prof° Carlos Henrique Schrader e uma audiência deve ser realizada na próxima segunda-feira (2). A escola tem 43% de alunos indígenas e líderes se preocupam com a possibilidade de evasão. O cacique […]
Arquivo -
Foto: Gerson Walber - OAB/MS
Foto: Gerson Walber - OAB/MS

Lideranças indígenas se reuniram na (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul) para discutir o fechamento da Escola Estadual Prof° Carlos Henrique Schrader e uma audiência deve ser realizada na próxima segunda-feira (2). A escola tem 43% de alunos indígenas e líderes se preocupam com a possibilidade de evasão.

O cacique Josias Jordão Ramires, da Urbana Marçal de Souza, explica que protocolou um documento de protesto sobre o fechamento da escola na OAB, junto com outras lideranças indígenas. A OAB até já publicou uma nota de protesto sobre o fechamento da escola no Flamboyant.

“[Em reunião] foi possível presenciar a angústia de todos, visto que a Comunidade que se organizou em prol de um ensino inclusivo e de qualidade, que está sendo desfacelado sem qualquer justificativa plausível e de maneira unilateral e ditatorial”, diz a OAB em nota.

Após pedido da comunidade, a OAB deve realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira (2), às 14 horas. A audiência será em caráter de urgência com participação da Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Estadual e as Comunidades Indígenas e não Indígenas.

Fechamento da escola no Flamboyant

Segundo o Cacique Josias Jordão Ramires, o maior medo da comunidade é a desistência em massa por parte dos alunos e tudo o que eles querem é que seja cumprida a convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que dispõe sobre os povos indígenas e tribais.

Junto com o cacique, o vice-presidente da comunidade Rodrigo Soares, alerta ainda para as dificuldades que as famílias passam e que o deslocamento desses alunos para um local distante traz também uma preocupação para a liderança.

“A gente sabe que a realidade de muitas famílias do portão para dentro das casas não é das melhores, muitas vivem com uma renda baixa, e aí tem o custo do deslocamento, porque passe de estudante atrasa. Além disso, a questão da merenda, tem muito aluno que só come na escola. Tem casa que tem 4 filhos na escola, imaginar pagar o vale transporte todos os dias por pelo menos 1 mês até esse vale transporte chegar? ”, destacou.

Sete escolas fechadas no último ano

Desde o início de 2019, sete escolas estaduais fecharam em Mato Grosso do Sul. Foram quatro escolas fechadas no primeiro semestre, uma de ensino noturno no meio do ano e mais duas anunciadas na última semana: no residencial Octávio Pecora e no Jardim Flamboyant. Por enquanto, ainda não há uma estimativa de economia com o fechamento das escolas.

Em janeiro, o Governo fechou as escolas estaduais professor Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, no bairro Lar do Trabalhador, e a Zamenhof, no Amambaí. Antes, outras duas escolas haviam fechado: a Riachuelo, na Capital e Abadia Faustino, em , a 135 km de Campo Grande. Em julho, o governo ainda fechou o ensino noturno na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no bairro Universitário.

Escola Riachuelo, que teve o maior número de reclamações, no fim de dezembro, quando foi ‘transferida’ para um dos andares da Escola Hércules Maymone, a aproximadamente seis quilômetros de distância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

carolina dieckmann gominho

Carolina Dieckmann manda recado para Gominho em meio a boatos sobre treta: ‘me fazendo chorar’

regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Morango do Amor: 'modinha' lota Ceasa, mas vendedores garantem que não vai faltar

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

Últimas Notícias

Transparência

Após ‘deslize’, MPMS apresenta recurso para manter ação contra prefeito influencer de MS

Juliano Ferro (PSDB) se aproveitou de brecha da denúncia para se livrar de ação de improbidade por autopromoção em eventos públicos

Mundo

Mais 9 pessoas morrem de fome em Gaza e Israel promete liberar entrega de ajuda por via aérea

Estratégia israelense é mandar alimento por paraquedas em áreas devastadas, argumento criticado por especialistas

Brasil

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Homem teve prisão alterada para preventiva

Mundo

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Em quatro dias cerca de 45 pessoas morreram por desnutrição