Das dez ambulâncias, flagradas pelo Jornal Midiamax, paradas por problemas mecânicos no pátio do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em , quatro já passaram por manutenção e foram reintegradas à frota para realizar o serviço de emergência à população, de acordo com informações da Prefeitura da Capital, nesta quinta-feira (12). A previsão é que mais duas estejam em funcionamento ainda hoje.

Servidores denunciaram a situação, temendo não ter como realizar o atendimento emergencial à população. O Jornal Midiamax foi até o local na segunda-feira (9) e confirmou as viaturas fora de operação. Entre os problemas mais comuns estavam viaturas sem para-choque, sem freio e com avarias nas portas.

Quatro viaturas do Samu já foram consertadas e voltaram às ruas de Campo Grande
Ambulâncias foram encaminhadas à oficinas (Foto: Marcos Ermínio)

Após as reportagens sobre o problema e a possibilidade de os moradores de Campo Grande ficarem sem atendimento, as ambulâncias foram encaminhadas para oficinas na quarta-feira (11).

A reportagem fotográfica flagrou as viaturas em três oficinas: Rocket, localizada na Dom Aquino, no Centro; Kapital Peças, na 14 de Julho e na Auto Peças Norte Sul, na Avenida das Bandeiras. No pátio do Samu, no bairro Pioneiros, ainda restavam quatro viaturas paradas.

Emendas parlamentares

Após afirmar, em nota, que o Ministério da Saúde é o único e exclusivo órgão responsável pela compra de viaturas do Samu, a Prefeitura foi confrontada pelo órgão na terça-feira (10). Em nota, foi esclarecido que, além do Ministério da Saúde, o Estado e o Município também são responsáveis pela reposição dos veículos nos estados.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao Jornal Midiamax que, por causa das recentes crises econômicas enfrentadas pelos atuais governos e, “principalmente, a grave celeuma da gestação municipal passada”, não há dotação orçamentária para a compra de ambulâncias com recursos municipais.

Sendo assim, a atual gestão tem proposto aos deputados federais que façam a destinação de emendas parlamentares para compra de viaturas para atender o Samu”, destacou o Município.

Campo Grande possui 13 ambulâncias habilitadas a realizar o atendimento, sendo que o problema é a manutenção e a idade da frota – quanto mais antiga, mais problemas apresentam.

Gastos com manutenção

Após a denúncia feita pelo Jornal Midiamax, de que 10 viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estavam paradas, à espera de conserto e, apenas três à serviço da população, a comissão de saúde da Câmara da Capital revelou que a Prefeitura já gastou R$ 1,2 milhão com manutenção dos veículos.

O vereador Enfermeiro Fritz (PSD), que é membro da comissão permanente de saúde da Casa, chegou a informar que o dinheiro para custeio das ambulâncias é oriundo do governo Federal e tinha previsão para durar o ano todo, mas que teria sido gasto todo em apenas seis meses.

Sobre a afirmação, a Prefeitura esclareceu que a manutenção de todos os serviços do Samu é custeada com recursos tripartite, ou seja, federal, estadual e municipal, sendo o último ente o que mais contribuí no custeio anual. “Na dotação orçamentária de 2018 do Samu, ainda há recursos programados”.