Quase 3 meses depois, aplicadores do Encceja recebem pela prova
Pagamento saiu nesta quarta-feira (14)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pagamento saiu nesta quarta-feira (14)
Perto de completar três meses da aplicação da primeira etapa do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o pagamento para quem trabalhou no dia da prova saiu somente nesta quarta-feira (14).
Segundo uma das aplicadoras que preferiu não se identificar, o dinheiro entrou na conta nesta quarta-feira (14). Ela trabalhou no dia 19 de novembro e tinha previsão de receber até 15 dias depois da aplicação da prova. Passado o prazo, ela relatou ao Jornal Midiamax, em janeiro, que o valor não havia sido liberado. “É o cúmulo atrasar tanto assim”, disse.
Conforme a aplicadora, a instituição responsável pela execução da prova em Mato Grosso do Sul enviou um e-mail nesta semana, informando a previsão do pagamento. “A gente recebeu um e-mail falando que ia cair no máximo até o dia 16 [sexta-feira]”, contou.
A instituição
Em janeiro, a coordenadora do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) havia informado que a solicitação de pagamento para Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só poderia ser feita após toda a realização do exame. A prova do Encceja foi feita em duas fases, sendo a segunda destinada para a população prisional e aplicada em dezembro.
Todo o processo para efetuar o pagamento dependia, segundo a coordenadoria, da liberação do orçamento deste ano do governo federal.
Resultados do Encceja
Os resultados do exame 2017 referente ao ensino médio já estão disponíveis. O Inep ainda mantém a previsão de divulgação dos resultados do Encceja do Ensino Fundamental e da população prisional para março.
As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participantes do Inep. Para ver as notas, o candidato precisa acessar usando o CPF e senha neste link.
Para as pessoas que conseguiram nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e redação devem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio nas escolas estaduais indicadas pela SED (Secretaria Estadual de Educação) ou no IFMS (Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), conforme a solicitação indicada na inscrição.
Os participantes que alcançaram nota mínima em algumas áreas também devem procurar uma das escolas para solicitar a declaração parcial de proficiência.
Quem optar por retirar sua certificação pela SED devem fazer a requisição pessoalmente em uma das escolas certificadoras, portando documentos para identificação, estabelecidos previamente no edital de inscrição, e CPF.
As escolas certificadoras podem ser conferidas neste link:
Encceja
O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. As provas aconteceram em novembro nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaí, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.
Em dezembro, foram os reeducandos que fizeram a prova. No Estado, foram 1.741 inscritos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.