Projeto de escolas municipais proporciona encontro de alunos com profissionais de mídia
Assessoria Proporcionar a estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) um momento de bate-papo e conhecimento de profissões relacionadas ao universo das mídias. Este é o objetivo do projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”, que nesta quarta-feira (31) realizou a última ação do ano com a “Ciranda do Conhecimento”. O evento aconteceu no Centro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assessoria
Proporcionar a estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) um momento de bate-papo e conhecimento de profissões relacionadas ao universo das mídias. Este é o objetivo do projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”, que nesta quarta-feira (31) realizou a última ação do ano com a “Ciranda do Conhecimento”.
O evento aconteceu no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contemplou os alunos que integram o projeto e desenvolvem programas de rádio nas unidades que estudam.
Os palestrantes conversaram, tiraram dúvidas e falaram sobre suas carreiras e a rotina do profissional que atua nas diversas áreas de comunicação. Marcaram presença o historiador Américo Calheiros, a produtora cultural e diretora de teatro, Andrea Freire, o apresentador Tatá Marques e o cineasta Filipi Silveira.
A secretária de Educação, Elza Fernandes, afirmou que o projeto trabalha o protagonismo dos estudantes e que, para o processo de aprendizagem ocorrer de forma plena, é fundamental proporcionar momentos fora da sala de aula. “Sair da rotina e oferecer práticas diferenciadas de ensino é importante, pois ajuda a fixar o conteúdo, além de valorizar o talento de nossos alunos”, pontuou.
Para Andréa Freire, que compartilhou as experiências do projeto Campo Grande na Tela – que ano passado levou à escolas da Reme 20 curtas-metragens produzidos na Capital, a oportunidade de conversar com os alunos que desenvolvem trabalhos nas rádios escolares e em diversas mídias, é importante, pois, além de levar informações técnicas, pode despertar talentos para a área de comunicação.
“É uma forma prazerosa de unir cultura e educação e podemos mostrar a eles outras possibilidades de ação. A ideia é também que esses alunos se tornem multiplicadores, em seus canais de comunicação, das produções feitas em nosso estado, mostrar que temos história e produzimos um material de valor”, disse Andréa.
Já o cineasta Filipi Silveira acredita que o encontro pode ter servido de inspiração para os alunos, especialmente os que já demonstram interesse na área. “Procurei falar da minha carreira de forma que eles percebam que é possível começar nesse meio, mesmo sem muito conhecimento. Tudo que sei, aprendi na prática”, disse.
Estar ao lado de profissionais renomados da comunicação significou para a aluna Maely Macedo dos Santos, 12 anos, do 7º ano da escola Elízio Ramirez Vieira, a oportunidade de incrementar os informativos que ela ajuda a produzir para a rádio da escola. “Nesse encontro pudemos evoluir nosso conhecimento, tirando dúvidas e ouvindo as experiências deles”, comentou.
Projeto
O projeto “Diálogos em Educomunicação – Rádio Escola”” foi lançado em agosto e é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio da Divisão de Tecnologia Educacional (Ditec).
A iniciativa tem como proposta atender às necessidades do mundo contemporâneo, de inserir e interagir as mídias no currículo e ambiente escolar formando espaços renovados de práticas diversificadas e atraentes às necessidade atuais dos nossos alunos protagonistas de suas histórias.
De acordo com a coordenadora do projeto, Solange França da Silva, a ideia é oportunizar um canal de comunicação entre os alunos e a comunidade escolar, buscando valorizar e consumir a cultura sul-mato-grossense em todas suas formas de expressão como a música, dança, cinema, artes plásticas e visuais, folclore, teatro, e literatura, além de aprimorar a qualidade de manuseio das mídias, comunicação e aprendizagem.
“Tudo o que foi dito hoje para eles é conhecimento, pois estamos caminhando para um fazer utilizando os diversos tipos de mídias aliadas ao processo de ensino”, destacou.
Este ano o projeto contempla 46 unidades escolares, totalizando 160 alunos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.