Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeira colocada no concurso da PM diz que homens e mulheres estão concorrendo em igualdade

O resultado da prova escrita do concurso público para soldados da Polícia Militar foi publicado nesta segunda-feira (10) e o resultado chamou atenção pois, depois da polêmica envolvendo as vagas destinadas às candidatas do sexo feminino, uma mulher conquistou o primeiro lugar na classificação. O resultado também pegou de surpresa a candidata e engenheira ambiental […]
Arquivo -

O resultado da prova escrita do concurso público para soldados da foi publicado nesta segunda-feira (10) e o resultado chamou atenção pois, depois da polêmica envolvendo as vagas destinadas às candidatas do sexo feminino, uma mulher conquistou o primeiro lugar na classificação.

O resultado também pegou de surpresa a candidata e engenheira ambiental Fernanda Queiroz Valdez, de 26 anos. Primeira colocada na prova, ela contou que a classificação mostra como mulheres e homens podem concorrer em igualdade de condições e que ser a melhor no desempenho da prova foi uma surpresa.

“Nossa, foi um susto. Eu já havia corrigido e sabia que teria uma boa nota, mas não achava que fosse ficar em primeiro. Fiquei extremamente feliz”, contou Fernanda, moradora de , ao Jornal Midiamax.

Muito focada, a futura soldado da PM contou que se dedicava aos estudos de segunda a sexta-feira, durante o dia todo. “Eu já havia estudado um pouco no ano passado para outros concursos, mas depois parei. Mas quando saiu o edital da PM e do Bombeiro eu voltei a estudar especificamente para esse concurso”, disse.

Questionada sobre as vagas destinadas às mulheres que teve aumento de 47 para 70 vagas e que, anteriormente gerou grande polêmica, Fernanda afirmou que é uma situação é muito delicada, mas tem a certeza de que a ampliação das vagas para as mulheres abriu mais oportunidades.

“Da forma como está apresentado o resultado, as vagas não estão mais divididas. Homens e mulheres estão concorrendo em igualdade”, relatou Fernanda.

O resultado do concurso desencadeou muitos comentários nas redes sociais sobre a primeira colocação ter sido preenchida por uma mulher. Uma internauta diz: “Que orgulho. Parabéns, Fernanda. Isso é uma conquista para nós, mulheres”. Outra jovem comenta: “Parabéns guerreira”.

A candidata afirmou que ficou muito feliz com a representatividade, mas que agora o momento é de aguardar as próximas fases do concurso. “Estou treinando para o TAF (Teste de Aptidão Física) e espero que dê tudo certo. Estou com um frio na barriga pensando no curso de formação, mas espero que eu consiga concluir da melhor forma possível. Se Deus quiser”, finalizou.

Prova e resultado

A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram, nesta segunda-feira (10) a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar.

O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde. A polêmica do processo seletivo ficou em torno da decisão de igualdade para mulheres, quando tinham apenas uma quantidade limitada no concurso.

O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas a princípio e, destas, apenas 47 seriam destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres. Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Além disso, a primeira colocada na prova para soldado é uma mulher.

Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump

Brasil

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

João Vitor Xavier confessou que foi autor dos disparos que atingiram o policial

Política

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023