Parque do Pombo e Reserva das Capivaras passam por alterações em Três Lagoas
Uma audiência pública para discutir alterações das unidades de preservação aconteceu na noite desta quinta-feira (26), em Três Lagoas. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu autoridades, professores e alunos de cursos voltados às áreas ambientais, participantes de projetos ambientais e comunidade em geral. O fiscal ambiental da Semea (Secretaria Municipal de…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma audiência pública para discutir alterações das unidades de preservação aconteceu na noite desta quinta-feira (26), em Três Lagoas. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu autoridades, professores e alunos de cursos voltados às áreas ambientais, participantes de projetos ambientais e comunidade em geral.
O fiscal ambiental da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio), Flávio Fardin, abriu discussão sobre as alterações de denominação da Reserva Biológica das Capivaras e da área do Parque Natural Municipal do Pombo.
Conforme ele, o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) exige audiência pública quando ocorrem mudanças de impacto, como essas. No caso do Parque do Pombo, foi necessário comunicar à sociedade a alteração da área, que em 2013 mais que dobrou o tamanho. Até este ano, o Parque contava com 3,3 mil hectares.
A área foi ampliada em mais 4,8 mil, totalizando agora, mais de 8 mil hectares de área preservada. O Parque é cercada pelo Rio Pombo e Córrego Tapera e, atualmente, é o habitat de 127 espécies de aves e aproximadamente 50 espécies, entre anfíbios, répteis e mamíferos.
Além disso, está sendo construído no local, o Complexo Receptivo. Esta obra inclui casa de caseiro e suítes para equipe técnica dos órgãos ambientais e pesquisadores, galpão para equipamentos e o centro de acolhimento ao visitante, contando com anfiteatro e outras salas. Flávio explicou que este centro terá estrutura adequada para receber estudantes, pesquisadores e a sociedade como um todo. Toda obra é feita com recursos de compensação ambiental.
Reserva biológica
Já a Reserva Biológica das Capivaras, passa a ser denominado Parque Natural Municipal das Capivaras. Com isso, o local pode receber recursos os quais podem ser investidos na área, em estruturas, trilhas e principalmente em ações de preservação ambiental.
“Esta é uma área de 70,7 hectares com uma vegetação privilegiada, com aproximadamente 90 tipos de plantas e árvores. Também catalogamos uma gama de 87 espécies de animais silvestres, sendo anfíbios, mamíferos e répteis”, completou o palestrante.
Flávio enfatizou que o trabalho realizado nestes locais é um compromisso do poder público com a ecologia da região. “Nem sempre damos o devido valor à riqueza natural que temos em Três Lagoas. Essas áreas de cerrado, com animais, plantas e recursos naturais precisam ser preservadas, respeitadas, reconhecidas e esses valores repassados às futuras gerações”, disse.
Ao final, os participantes interagiram com perguntas sobre o tema. Participaram da mesa de honra, o secretário municipal de governo, Daynler Martins Leonel, o vereador Celso Yamaguti, a biológa do IMASUL, Patrícia Corsini, fiscal do IMASUL, Randal Dutra, o subtenente da Polícia Militar Ambiental, Antônio Carlos da Silva, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sergio Roberto Posso e o membro do Conselho do Parque do Pombo, Leandro Bortoli de Freitas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Bicampeão mundial de basquete, Amaury Pasos morre aos 89 anos, em SP
Ele é o único atleta eleito por duas vezes MVP em Mundiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.