Mesmo com o ‘mistério’ sobre quais unidades de saúde ainda teriam vacinas contra a gripe remanescentes, alguns campo-grandenses procuraram os postos para imunização nesta terça-feira (3). Em uma das unidades visitadas pelo Jornal Midiamax, havia cerca de 100 pessoas na fila à espera da imunização gratuita.

Pacientes madrugam na fila em busca de vacina contra gripe em unidade de saúde
Anaisa chegou ao posto de saúde às 5 horas para consulta e aproveitou para se vacinar. (Foto: Marcos Ermínio)

Na CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, por exemplo, a fila se forma dentro do posto de saúde, para não chamar a atenção e atrair ainda mais pacientes. Anaisa Vitorno da Costa, de 38 anos, chegou às 5 horas para uma consulta no local e aproveitou para tomar a vacina. “Eu estava esperando para abrir como todo mundo, deu sorte que a consulta já estava agendada e vai dar para fazer os dois sem precisar voltar de novo”, comemora.

No local, haviam pacientes que moram na região e esta é a recomendação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). A Secretaria não divulgou os locais onde ainda há doses da vacina contra a gripe para evitar o deslocamento da população de outras regiões para o local. Os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para verificar a disponibilidade das doses.

Não divulgar os locais onde há uma vacina disponível também é uma estratégia para evitar a confusão da segunda-feira (2), quando pessoa esperaram por horas e as filas se formavam em frente aos postos. A Sesau informa que as doses da vacina são limitadas e que não há previsão de envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde. As salas de vacinação funcionam das 7h15 às 10h45 e das 13h às 16h45.