Após confusão nos postos de saúde em , a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) não deve divulgar os locais onde ainda há vacina contra a gripe disponível. A princípio, 220 doses seriam disponibilizadas em cada unidade de saúde no primeiro dia, mas não há informações sobre quantas vacinas ainda restam ou onde serão disponibilizadas.

Na segunda-feira (2), a Sesau confirmou que haverá novas doses em alguns pontos, mas justifica que os locais não serão divulgados previamente para evitar o deslocamento da população de outras regiões para o local. Segundo a Secretaria, haveria imunização pela manhã, logo os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para verificar se ainda há vacinação contra a gripe.

Confusão nas UBSs

Filas, longas esperas e desorganização marcaram o primeiro dia em que as vacinas da gripe remanescentes da campanha de imunização foram liberadas para toda a população. Na tarde da segunda-feira (2), a entrega de fichas começou uma ou até duas horas após o horário anunciado e causou frustração entre os pacientes.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Mata do Jacinto, por exemplo, a fila começou a se formar por volta do meio dia. O posto só foi abrir as portas às 13h40 e as pessoas – tanto quem buscava consultas como quem foi atraído pelas vacinas – precisaram ficar no sol e na área externa, onde há, também, um esgoto a céu aberto. Na UBS do Tiradentes, uma das maiores da cidade, a desorganização também marcou a tarde – a distribuição de senhas não tinha começado até às 14h40.