Mutirão de prevenção ao câncer de pele oferece cirurgias em Campo Grande
Um mutirão de prevenção ao câncer de pele, que acontece no próximo sábado (1º), realizará até cirurgias em Campo Grande. Também serão realizadas orientações e consultas. A equipe de cinco dermatologistas, nove médicos residentes e enfermeiros devem realizar de 600 a 800 atendimentos. O atendimento é gratuito e para participar basta apresentar documento com foto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um mutirão de prevenção ao câncer de pele, que acontece no próximo sábado (1º), realizará até cirurgias em Campo Grande. Também serão realizadas orientações e consultas.
A equipe de cinco dermatologistas, nove médicos residentes e enfermeiros devem realizar de 600 a 800 atendimentos. O atendimento é gratuito e para participar basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Qualquer pessoa que tenha uma suspeita, uma percepção de manchas, pintas, caroços ou lesões que podem ser ou vir a ser um câncer de pele pode comparecer ao Humap para ser atendida neste dia”, explica o chefe do serviço de dermatologia do Humap-UFMS, Günter Hans Filho.
Todas as pessoas serão consultadas. Os pacientes com suspeita de câncer de pele passarão por biopsia. Caso sejam encontradas lesões pré-malignas, os pacientes farão criocirurgia (método cirúrgico que utiliza gases em baixas temperaturas, especialmente o nitrogênio, para destruir lesões). E se forem constatadas lesões decorrentes de câncer de pele o paciente será submetido a cirurgia.
A dermatologista e coordenadora do evento, Thaísa Saddi Tannous Silvino, explica que no Brasil o câncer de pele responde por 33% dos diagnósticos de tumores malignos.
“O câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e no mundo e o diagnóstico precoce é de extrema importância. Nesta campanha temos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, disponíveis sem nenhum custo para a população”.
Os principais sintomas do câncer de pele são: lesão assimétrica, com bordas irregulares, de sangramento fácil e difícil cicatrização. As manchas podem ser ásperas ou brilharem como pérola, e sua coloração tende a ser escura ou de múltiplas cores.
O evento acontece no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), das 9h às 15h. O mutirão é organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e faz parte da Campanha Nacional de Detecção do Câncer de Pele.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.