Na reta final, eleitores não escapam de passar horas na fila

Na reta final do cadastramento biométrico, os eleitores de não escapam de passar horas nas longas filas. Nesta sexta-feira (16) a espera no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (antigo Fórum), é de mais de três horas para quem está na fila. No momento mais cheio da manhã, a fila dobrou a rua e foi até o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), na 26 de Agosto, a quase 400 metros.

No Memorial da Cultura, o técnico judiciário Giovani Gomes Oliva, informou ao Jornal Midiamax que foram aproximadamente 1,2 mil atendimentos somente nesta manhã. A fila no prédio é de cerca de 450 pessoas. Já sobre quem está na fila fora do prédio não há estimativa. A média é de 80 atendimentos a cada dez minutos. 

O Jornal Midiamax também esteve no Fórum Eleitoral, localizado no Parque dos Poderes, onde a demora era de aproximadamente 1h30. Em ambos os postos de atendimento foram instaladas tentas para proteger um pouco a população do sol.

BIOMETRIA: no Centro, eleitores ficam mais de 3 horas em fila que chegou ao INSS

Thalisson Amaral, que está desempregado, contou que chegou na fila às 8 horas e, três horas depois, ainda estava “quase na porta”. “Só continuei por medo de perder o título e ter problemas depois”.

A dona de casa Valkiria Rivolora, chegou por volta das 8h15, com a filha de apenas 4 anos, que não teve com quem deixar. “É muito difícil ficar na fila com uma criança. Quer comer e fica muito agitada”.

O prazo para os eleitores de Campo Grande realizarem o cadastramento biométrico obrigatório termina no próximo domingo (18). Quem não fizer o procedimento terá o título eleitoral cancelado, precisará fazer nova inscrição e pagar multa para se regularizar. Dos 630 mil eleitores, 562 mil já fizeram o cadastramento (88%) do eleitorado. A meta da Justiça Eleitoral era 80% e, com isso, não há previsão de o prazo ser prorrogado.