Umidade relativa do ar na Capital pode atingir 13% na tarde desta quinta-feira

Não chove desde o dia 22 de agosto 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Não chove desde o dia 22 de agosto 

 A umidade relativa do ar em Campo Grande deve atingir os 13% nesta quinta-feira (7), segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). O índice é considerado baixo e pode contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

 A Capital não registra chuva desde o dia 22 de agosto, e não há expectativa de chuvas para a próxima semana. A temperatura está acima dos 30ºC, com predomínio de sol, o que não deve mudar nos próximos dias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4h da tarde.

A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos pela fragilidade do organismo. Para este grupo de pessoas existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico

Conteúdos relacionados